Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DOS GESTORES QUANTO AO USO DE INDICADORES DE DESEMPENHO: UM ESTUDO MULTICASO EM HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS.
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Indicadores de desempenho
Hospitais Universitários
Gestão

Área

Administração Pública

Tema

Gestão em Saúde

Autores

Nome
1 - Alisson de Moraes Bastos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
2 - Samuel Vinicius Bonato
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - ICEAC
3 - Débora Gomes de Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG) - PPGCont ICEAC

Reumo

A preocupação com as políticas públicas relacionadas à saúde configura-se como um tema político abrangente na era da globalização, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na maioria dos países este é um tema de grande relevância pois fica atrás apenas das questões econômicas que envolvem as nações. Os hospitais possuem dois grandes desafios gerenciais, o primeiro diz respeito ao cumprimento dos requisitos para conquista de certificações por parte das agências reguladoras e o segundo trata da entrega ao empregado a autonomia da prestação de serviços.
A gestão hospitalar repercute diretamente na figura do gestor pois o mesmo tem de gerar melhores resultados e proporcionar um ambiente de trabalho coeso e de qualidade. Portanto, diante dos desafios da gestão hospitalar, o gestor hospitalar se apresenta como um importante ator no processo de melhoria dos resultados e o mesmo deve possuir o conhecimento necessário acerca das ferramentas de gestão, nesse sentido este trabalho buscou responder a seguinte questão: Qual o entendimento de gestores de hospitais públicos acerca de indicadores de desempenho?
Os profissionais da área da saúde são compostos por grupos de pessoas que experimentam de formação educacional distinta, seja na área administrativa, na área médica, na área da enfermagem ou na área do ensino e pesquisa. Os gestores têm papel fundamental na concepção da função dos indicadores de desempenho, os mesmos são utilizados como benchmarks, por serem padronizados, se caracterizam como importante ferramenta de comparação entre organizações. Por indicar resultados tangíveis, os indicadores também são utilizados por gestores como fonte de aquisição de conhecimento empírico.
Pesquisa básica pura, na área de Ciências Sociais Aplicadas, classificada, de acordo com o seu fim, como pesquisa descritiva. Em detrimento de utilizar o estudo de caso e no intuito de descrever as percepções gerenciais em profundidade, este estudo foi guiado pela abordagem qualitativa. O campo desta pesquisa foi expresso pelos hospitais universitários do serviço público. A coleta de dados se deu através de questionários estruturados com questões abertas. A análise dos dados coletados se deu por análise de conteúdo.
Foi constatado que existe uma mudança no perfil gerencial, pois nenhum dos respondentes apresentou formação na área médica. Os gestores demonstraram entender bem o conceito de indicador de desempenho, entretanto o uso dentro dos hospitais que atuam apareceu de forma limitada. Foram apresentados inúmeros indicadores operacionais, mas as demais áreas do hospital carecem de indicadores específicos que estão disponíveis na literatura. os gestores entendem que os processos apresentam falhas e que em projeções futuras precisam sofrer alterações.
É necessário lidar com a descontinuidade administrativa. Não existem ações de acompanhamento dos resultados assim como ações emergentes diante do que foi expresso pela mensuração.Estes indicadores são utilizados como ferramenta de prestação de conta à agencias reguladores e órgãos de fomento, nesse sentido os mesmos são pouco utilizados para o fim gerencial. Se faz necessário um mapeamento dos principais resultados demandados de cada setor do hospital para poder realizar a implementação de um sistema de mensuração de desempenho específico para cada um dos serviços.
DUSSAULT, G. A gestão dos serviços públicos de saúde: características e exigências. Revista de Administração Pública, v. 26, n. 2, p. 8–19, 1989. GU, X.; ITOH, K.; Performance indicators: healthcare professionals’ views. International Journal of Health Care Quality Assurance. v. 29, n. 7, p. 801-815, 2016. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS); A definição de hospitais. Disponível em Acesso em 10 de Junho de 2019.