Resumo

Título do Artigo

“CAMARÃO” SÓ É PEIXE NA VAZANTE DA MARÉ: CONFLITOS NA GESTÃO DE ÁGUAS EM UM COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Convivência com o Semiárido
Gestão de Recursos Hídricos
Comitês de Bacias Hidrográficas

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ives Romero Tavares do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Lucas Emmanuel Nascimento Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Campus Juazeiro do Norte
3 - Manoel Bastos Gomes Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Campus Juazeiro do Norte

Reumo

O caso ilustra o dilema vivido por Marcelo, um servidor público integrante do Comitê de Assessoramento da Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Cariri, que em determinada altura, decide apoiar a criação de camarão em cativeiro (carcinicultura). Mas a solução que parecia ideal, gerou fortes impactos ambientais, para comunidades que viviam abaixo do reservatório, colocando o gestor numa situação delicada. Em função disso, este caso possibilita uma discussão educacional ao antever uma potencial atividade laborativa dos estudantes de Administração e Administração Pública no país.
A problemática apresentada tem como cerne a gestão de recursos hídricos no sertão brasileiro, que perpassa ações de convivência com o Semiárido em dias atuais. O caso estimula o debate sobre a necessidade de se considerar múltiplas alternativas para o “problema da água”, analisando a perspectiva da gestão – empresarial e pública – que deve nortear decisões pautadas na observância de variáveis complexas e desdobramentos que afetam diferentes grupos sociais. Além de inserir a presença da gestão de recursos hídricos como uma subfunção da Administração e da Administração Pública, por conseguinte.
Este Caso de Ensino foi elaborado a partir de uma experiência real vivida por um órgão colegiado em uma das quatorze regiões político-administrativas do Ceará. Entretanto, os nomes das localidades, instituições e pessoas que inspiraram a construção deste Caso para Ensino foram alterados para preservar sua privacidade. Os dados foram obtidos por meio da realização de uma entrevista semiestruturada com um representante do comitê no ano de 2015.
Este caso para ensino é sugerido para formações de nível superior em Administração e em Administração Pública, tanto no âmbito da graduação quanto da pós-graduação. Nestes, disciplinas que envolvam gestão de recursos hídricos, gestão social, gestão de setores da sociedade civil, gestão ambiental e políticas públicas são muito encorajadas a aplicarem este caso. Cumpre dizer que não necessariamente professores podem aplicar este caso, mas agentes formadores em espaços formativos para comitês gestores de recursos hídricos.
Cech, T. (2013). Recursos Hídricos - História, Desenvolvimento, Política e Gestão. 3ª ed.Editora LTC. Conti, I. L. & Schroeder, E. O. (2013). Convivência com o Semiárido Brasileiro: Autonomia e Protagonismo Social – Vol.2. Brasília/DF: Editora IABS. Ribeiro, L. F., Souza, M. C. M. B. N. de, Barros, F., & Hatje, V. (2014). Desafios da carcinicultura: aspectos legais, impactos ambientais e alternativas mitigadoras. Revista de Gestão Costeira Integrada, 14(3), 365-383. Recuperado de https://dx.doi.org/10.5894/rgci453