Resumo

Título do Artigo

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA ADOÇÃO DO BUSINESS INTELLIGENCE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FUNDAÇÃO DE AMPARO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
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Palavras Chave

Fatores críticos de sucesso (FCS)
Tecnologia da informação
Aquitetura de BI

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Gestão Estratégica de TI e Governança de TI

Autores

Nome
1 - Rafael Barbosa de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO
2 - André Luiz Imbiriba Cavalcante
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DA AMAZÔNIA - IESAM - Sistemas de Informação - Faculdade Estácio Nazaré
3 - Helder Aranha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - ICSA

Reumo

O Business Intelligence (BI) tem sido um conceito que surgiu com a proposta de levar a eficácia e a eficiência para organizações mediante análises dos dados disponíveis. A Gartner Group criou pela primeira vez o termo BI por volta da década de 1990, porém a origem de sua aplicação foi no ano de 1970 quando os sistemas de geração de relatórios tornaram-se recursos de análises para as organizações. Atualmente, os principais benefícios proporcionados pelo BI são: aumento de receita, performance organizacional melhorada e tomada de decisão inteligente visando a competitividade acirrada.
Neste dinamismo de mercado do BI, muitas empresas têm enfrentado diversos desafios ao implantarem esta tecnologia em seus ambientes internos, tendo que lidar com os fatores críticos que podem e devem ser gerenciados a fim de elevar ao máximo o retorno sobre o investimento. Portanto, na busca de conceber um estudo científico na área do conhecimento de gestão da tecnologia de informação, o objetivo do trabalho foi estudar os fatores críticos de sucesso à implantação do BI na Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Projetos, visando colaborar com os estudos realizados no âmbito acadêmico.
Segundo Reginato e Nascimento (2007) o BI pode ser um conceito que engloba ferramentas utilizadas na geração, no tratamento e na comunicação da informação, capaz de oferecer uma visão sistêmica do negócio, transformando grande quantidade de dados em informações de qualidade, que cooperem para a tomada de decisões. Davenport, Harris e Morison (2010) e Eckerson (2003) afirmam que no planejamento estratégico das empresas estão presentes a busca pelo crescimento do negócio, inovação, diferenciação e impacto no mercado.
A Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP é uma instituição privada, autônoma e sem fins lucrativos. Tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico, social e tecnológico da Amazônia, atuando como gestora de recursos de diferentes áreas do conhecimento, além de serviços especializados como a organização de concursos públicos. Os dados desta pesquisa foram coletados com o CIO do departamento Coordenação de TI da Fundação. Utilizou-se a entrevista com um instrumento de coleta semiestruturado como forma de captação dos dados analisados neste estudo.
A organização não possui nenhum tipo de inteligência analítica, mas já discute em suas reuniões a adoção de BI. Quanto à cultura organizacional, a FADESP apresenta uma visão pouco exploratória da TI como um ativo organizacional e que atualmente não ocorre a extração de valor das capacidades de TI. Atualmente, há uma preocupação com um investimento em maior escala destinado a aquisição de novos servidores e banco de dados para atender a demanda dos novos sistemas e guardar as informações geradas. Sobre "Sistemas", um de seus métodos de tomada de decisão tem capacidade funcional comprometido.
De forma conclusiva é possível afirmar que o estudo de caso realizado na FADESP demonstrou que os fatores críticos de sucesso apresentados pelos teóricos deste estudo possuem relevância na organização estudada e, ao que é possível observar, requerem a aplicação de esforços de gestão para que a organização reduza ou elimine os riscos a fim de usufruir do sucesso na adoção do BI.
ARANHA, H. S. Arquitetura empresarial. abril/2017. Material apresentado para a disciplina de Arquitetura Empresarial no curso de Esp. em Gestão da Tecnologia de Informação na Universidade Federal do Pará/UFPA. BARBIERI, C. BI2 - Business Intelligence: modelagem e qualidade. Rio de Janeiro: Elsevier. 2011. DAVENPORT, T., HARRIS, J., MORISON, R. Inteligência analítica nos negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. ECKERSON, W. (2005). The Keys to Enterprise Business Intelligence: Critical Success Factors. The Data Warehousing Institute. 2005.