Resumo

Título do Artigo

OS LOOPS DO DESENVOLVIMENTO DE OPORTUNIDADES: UMA INVESTIGAÇÃO DOS MODELOS MENTAIS DE EMPREENDEDORES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Oportunidades empreendedoras
Modelos mentais
Cognição empreendedora

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Gustavo Behling
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Fernando Cesar Lenzi
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
3 - Carlos Ricardo Rossetto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

Uma melhor compreensão de como empreendedores tomam decisões relativas ao reconhecimento, avaliação e exploração das oportunidades é fundamental para o avanço do conhecimento do campo do empreendedorismo (SHEPHERD; WILLIAMS; PATZELT, 2015). Apesar da relevância do tema, Wood, Mckelvie e Haynie (2014) afirmam que o conhecimento sobre como os recursos cognitivos são empregados para analisar a sua atratividade de uma oportunidade é bastante limitada. O presente estudo busca analisar a influência dos modelos mentais de empreendedores no processo de desenvolvimento de oportunidades.
A questão de pesquisa que norteia este estudo é “como se configuram os modelos mentais de empreendedores nas decisões sobre o desenvolvimento de oportunidades?” Como objetivos da pesquisa, pretende-se identificar os elementos cognitivos dos modelos mentais de empreendedores, no domínio do desenvolvimento de oportunidades empreendedoras e compreender a inter-relação destes elementos no processo de desenvolvimento de oportunidades.
A fundamentação teórica divide-se em dois tópicos: o primeiro, Modelos Mentais, no qual são apresentados os conceitos de modelos mentais e a sua influência na atividade empreendedora e, o segundo, Desenvolvimento de oportunidades empreendedoras, na qual uma revisão bibliográfica sobre o conceito de oportunidades empreendedoras apresenta a importância da oportunidade para o campo de estudos, os processos de descoberta e criação e as lógicas causation e effectuation.
Para atingir os objetivos da pesquisa foi utilizada a Interactive Qualitative Analysis (IQA), proposta por Northcutt e McCoy (2004). O método tem como objetivo principal gerar, a partir de um grupo de foco, um mapa mental compartilhado dos membros do grupo sobre determinado assunto, identificando relações entre componentes auto identificados de um problema e conciliando o rigor quantitativo do Total Quality Management a um projeto de pesquisa qualitativo. O método, ainda pouco utilizado na área da Administração, em especial no Brasil, pode trazer insights e descobertas relevantes.
Os resultados demonstram sete elementos cognitivos dos modelos mentais de empreendedores que influenciam o processo de desenvolvimento de oportunidades, a saber: ideia de negócio, diferenciais, demanda, motivação pessoal, solução, operações internas e viabilidade econômica. É apresentada ainda a maneira como esses elementos se relacionam entre si, formando um mindmap do desenvolvimento de oportunidades. Este mapa mental é composto por dois loops que indicam como ocorrem os processos de descoberta e criação de oportunidades empreendedoras.
Os resultados configuram uma fonte de evidências da integração dos pressupostos de descoberta e de criação de oportunidades. O primeiro loop, no qual o empreendedor concebe a ideia de negócio, envolvendo diferenciais para oferer soluções ao mercado e busca avaliar a demanda é aderente ao processo de descoberta. Já o processo de criação, envolve a concepção de um conceito de negócio capaz de atender as necessidades do mercado a partir dos recursos disponíveis, indo além da descoberta, para de fato implementar um negócio e gerar valor, como pode ser percebido no segundo loop.
ARDICHVILI, A.; CARDOZO, R.; RAY, S. A theory of entrepreneurial opportunity identification and development. Journal of Business venturing, v. 18, n. 1, p. 105-123, 2003. DIMOV, D. Grappling with the unbearable elusiveness of entrepreneurial opportunities. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 35, n. 1, p. 57-81, 2011. SHEPHERD, D.A.; WILLIAMS, Trenton A.; PATZELT, Holger. Thinking about entrepreneurial decision making: Review and research agenda. Journal of management, v. 41, n. 1, p. 11-46, 2015.