Resumo

Título do Artigo

O APOIO GOVERNAMENTAL AFETA O TIPO E O GRAU DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS? EVIDÊNCIAS PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA
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Palavras Chave

Inovação
Apoio Governamental
Indústria

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Samara de Carvalho Pedro
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Programa de Pós-graduação em Administração - PPGA
2 - Claudia Brito Silva Cirani
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-Graduação em Adminstração - PPGA
3 - Daniela Menezes Garzaro
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
4 - Marcelo Carvalho
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGA

Reumo

Mudanças tecnológicas, políticas e culturais contribuíram para o surgimento de um novo cenário para a economia mundial, tornando os ativos intangíveis mais valiosos, o que direcionou a atenção de governos para o estímulo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Dosi, 1988; Freeman, 1994; Mazzucato, 2015; Nelson & Winter, 1982). Diferentes autores (Freeman, 1994; Lichtenberg & Siegel, 1991; Mazzucato, 2015) descreveram a importância do apoio governamental para o desenvolvimento da inovação, para o aumento considerável na capacidade produtiva industrial e expansão econômica do país.
A inovação tem sido apontada como uma das fontes de crescimento econômico e social das nações e fator estratégico para as empresas. Não apenas os países avançados, têm utilizado políticas para estimular a inovação, valorizando o conhecimento científico e tecnológico. Políticas públicas para estímulo à inovação são objeto de debate no meio acadêmico, com entendimentos diversos quanto ao papel do Estado e das empresas. O objetivo deste estudo é analisar o efeito do apoio governamental à inovação, com a seguinte questão: Qual o efeito do apoio do governo para a inovação na indústria brasileira?
Os investimentos em inovação esbarram em algumas incertezas, principalmente relacionados ao ambiente político, especialmente nas pautas econômicas (Freeman, 1982). O desempenho da inovação de uma empresa é moldado por seus stakeholders políticos e partes economicamente interessadas. As empresas podem se beneficiar do apoio do governo para melhorar o desempenho da inovação (Li, Xia & Zajac, 2017). A inovação advinda do suporte governamental pode ser mensurada pelo desenvolvimento de produtos e processos regionais, nacionais e mundiais (Okamuro & Nishimura, 2018).
Este estudo verificou o impacto causado por instrumentos governamentais para apoiar empresas sobre o desempenho em inovação, considerando os tipos mais comuns no contexto brasileiro. A partir de técnicas estatísticas verificaram-se as correlações e causalidade entre variáveis propostas no estudo com instrumentos de apoio governamental, tipos de inovação e o grau de novidade, considerando a indústria de transformação brasileira. Os dados foram analisados por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais no SmartPLS e regressão pelo SPSS. A amostra foi extraída da Pintec.
Os resultados apontam que o apoio do governo é relevante para o desenvolvimento da inovação, e que é preciso priorizar investimentos governamentais que contribuam para o aumento de produtos novos para o mercado mundial. Um aspecto negativo do apoio do governo à inovação na indústria de transformação brasileira refere-se à não significância de alguns instrumentos como a Subvenção econômica. Em relação ao grau de novidade, apoio do governo aparece com significância em processo novo para a empresa, para o mercado nacional, em produto novo para a empresa e para o mercado nacional.
Primeiramente, embora esse apoio seja relevante para melhorar o desenvolvimento inovativo de uma empresa, talvez priorizar investimentos no aumento do grau de novidade possa trazer melhores retornos para inovação em nível mundial, visto que aumentar incentivos significa investir em pessoal qualificado para atender demandas, promover a inserção em mercados internacionais, enquanto que investir em inovação nova para a empresa e nova para o mercado nacional, restringe-se à comercialização de produtos internamente.
Dosi, G. (1988). Sources, procedures, and Microeconomic effects of innovation. Journal of Economic Literature, 26(3), 1120–1171. Freeman, C. (1994). The economics of technical change. Cambridge Journal of Economics, 18(5), 463–514. Mazzucato, M. (2015). Innovation systems: from fixing market failures to creating markets. Revista do Serviço Público, 66(4), 627-640. Li, J., Xia, J., & Zajac, E. J. (2017). On the duality of political and economic stakeholder influence on firm innovation performance: Theory and evidence from Chinese firms. Strategic Management Journal, 39(1), 193-216.