Resumo

Título do Artigo

PRÁTICAS DE INOVAÇÃO ORIENTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE E A SUA INFLUÊNCIA NO MODELO DE NEGÓCIOS DE EMPRESAS INDUSTRIAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Sustentabilidade
Modelo de negócios

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Jordana Marques Kneipp
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento Multidisciplinar da UDESSM
2 - Clandia Maffini Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Rodrigo Reis Favarin
-
4 - Francies Diego Motke
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração
5 - Cristina Anita Cassol
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As organizações que promovem inovações que contemplem os elementos-chave da sustentabilidade em seus modelos de negócio, tendem a ganhar não apenas no aprimoramento de seus produtos e serviços, mas também na confiabilidade transferida aos seus consumidores. A definição de uma estratégia de inovação sustentável pelas organizações poderá resultar em modificações no modelo de negócios, tendo em vista que tal conceito reflete a lógica de criação de valor, a estrutura organizacional e os relacionamentos com as partes interessadas.
O presente estudo tem como objetivo principal analisar a influência da adoção de práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade no modelo de negócios de empresas industriais.
Kneipp et al (2018, p.133) atentam para o fato de que a inovação como impulsora da sustentabilidade “requer mudanças no contexto empresarial e está relacionada a um modelo de negócios que contempla de forma estratégica a prosperidade econômica, o bem-estar social e a preservação ambiental”. Boons e Lüdeke-Freund (2013) destacam a necessidade de alinhamento entre os quatro elementos-chave que constituem um modelo de negócios (proposição de valor, cadeia de suprimentos, relação com o consumidor e modelo financeiro) e a forma como cada um irá ser trabalhado no tocante à sustentabilidade.
O estudo utiliza como estratégia a survey. As variáveis analisadas foram agrupadas em duas dimensões fundamentais: práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade e modificação do modelo de negócios. O universo da pesquisa constituiu-se por 104 empresas industriais brasileiras. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, elaborado a partir do modelo conceitual. No procedimento de análise dos dados, foi utilizada a técnica de regressão linear múltipla através do método dos mínimos quadrados ordinários por meio do SPPS 23.
As empresas analisadas pertencem, em sua maioria, aos setores de máquinas e equipamentos, tecnológico, automotivo e químico. Em relação ao porte, as empresas estudadas podem ser classificadas em sua maioria como de médio e grande porte. Foi possível evidenciar que as empresas que modificaram o seu modelo de negócios a partir das atividades e decisões de sustentabilidade têm buscado inserir questões socioambientais na compra dos insumos, têm preocupação em demonstrar as certificações ou práticas sustentáveis adotadas, e ainda, têm procurado reduzir ou readequar as embalagens de seus produtos
Na análise descritiva, evidenciou-se que em todas variáveis relacionadas às práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade possuem médias de moderada à alta intensidade. O presente estudo demonstrou que algumas das variáveis analisadas referentes as práticas de inovação orientadas para a sustentabilidade relacionadas a cadeia de suprimentos e aos consumidores contribuem para que as empresas modifiquem os seus modelos de negócios a fim adotarem decisões em prol da sustentabilidade.
BOONS, F.; LÜDEKE-FREUND, F. Business models for sustainable innovation: state-of-the-art and steps towards a research agenda. Journal of Cleaner Production, v. 45, p. 9-19, 2013. KLEWITZ, J.; HANSEN, E. G. Sustainability-oriented innovation of SMEs: a systematic review. Journal of Cleaner Production, v. 65, p. 57-75, 2014. KIRON, D.; KRUSCHWITZ, N.; REEVES, M.; GOH, E. The Benefits of Sustainability-Driven Innovation. MIT Sloan Management Review, v. 54, n.2, p. 69-73, 2013.