Resumo

Título do Artigo

Avaliação da produção científica em estratégia empresarial sob a ótica do dual pendulum
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Palavras Chave

Dual pendulum
Estratégia empresarial
Estudo bibliométrico

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, organizacionais, cognitivas e históricas em Estratégia

Autores

Nome
1 - CLOVIS JUNGBLUTH TEIXEIRA
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
2 - Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
3 - Tiago Morais Caetano
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA
4 - Maria de Fátima Roseno Silva
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - fortaleza
5 - Manuel Jânder Vasconcelos
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Reumo

Hoskisson et al. (1999) propuseram a metáfora de um pêndulo, em que as pesquisas em estratégia voltadas para o ambiente externo das organizações, por vezes dão lugar a estudos voltados ao ambiente interno das empresas. Guerras-Martín et al. (2014) concluíram que entre 2005 e 2013 os estudos publicados estavam voltados ao ambiente interno das organizações. Esta pesquisa analisou a produção científica internacional, sob a mesma perspectiva, visando identificar se os estudos acadêmicos entre os anos de 2014 e 2018 voltaram-se para o lado de dentro das organizações ou para o ambiente externo.
Haveria uma preferência dos estudos de estratégica em direção a um equilíbrio entre a estrutura interna e o ambiente em torno das organizações por posturas mais integrativas e harmônicas a partir de 2014? O objetivo geral deste artigo é analisar a produção científica por meio de dados bibliométricos acerca dos movimentos entre os estudos de estratégia empresarial, em nível internacional. O objetivo específico da pesquisa é analisar a evolução do pensamento estratégico, inserindo novas palavras-chave na busca realizada por artigos científicos publicados internacionalmente entre 2014 e 2018.
Hoskisson et al. (1999) analisaram se a gestão estratégica volta às origens de tempos em tempos tal qual o balanço de um pêndulo, ou seja, em dado momento estuda o ambiente interno das organizações e em outro foca seu estudo no ambiente externo. Sustentam que os primeiros estudiosos em estratégia focaram o ambiente interno das empresas citando, como exemplo, Corporate Strategy (Ansoff, 1965). Na visão dos autores tais trabalhos enfatizam as forças e fraquezas internas das organizações, em detrimento às oportunidades e ameaças do ambiente externo.
Foram identificados os movimentos entre os estudos de estratégia empresarial, voltados ao ambiente interno e ao ambiente externo das organizações. Para o estudo bibliométrico, as palavras-chave foram introduzidas no filtro de pesquisa “topics” do site Web of Science. As novas palavras-chave foram incluídas de acordo com as áreas temáticas da Academy of Management (AOM). Para embasar a classificação entre os três ambientes (interno, externo e ambivalente), foi feita uma revisão de literatura buscando identificar a origem de cada um dos termos.
Considerando as palavras-chave dos estudos de Hoskisson et al. (1999) e Guerras-Martín et al. (2014), 86% dos 10.583 artigos publicados entre 2014 e 2018 contêm termos que estão ligados ao ambiente interno. Adicionando-se novas palavras-chave, com base na classificação da Academy of Management (AOM), foram encontrados 34.916 artigos, dos quais 57% traziam os termos que sugerem o estudo dos ambientes interno e externo das organizações, 37% analisando o ambiente interno e 6% focando o ambiente externo das empresas.
Entre 2005 e 2013 os pesquisadores estavam desenvolvendo trabalhos focando o ambiente interno das organizações (Guerras-Martín et al., 2014). A pesquisa evidenciou que o pêndulo voltou para o centro, dado que 57% dos trabalhos elencados foram ambivalentes: analisaram tanto o ambiente interno como externo das empresas. A grande maioria das palavras-chave foram citadas em artigos que analisaram o macroambiente. Guerras-Martín et al. (2014) afirmaram que o pêndulo estava posicionado em temas que focavam o microambiente, ou seja, este pêndulo também de moveu.
Guerras-Martín, L., Madhok A., Montoro-Sánchez, A. (2014). The evolution of strategic management research: Recent trends and current directions. Hoskisson, R., Hitt, M., Wan, M., Yiu, D. (1999). Theory and research in strategic management: Swings of a pendulum. Journal of Management.