Resumo

Título do Artigo

ESCALAS DE AUTOAVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES
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Palavras Chave

Autoavaliação docente
Escala de mensuração
Competências docentes

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Fernando Ramos Lengler
FACULDADE CESUSC - Curso de Administração
2 - Nério Amboni
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Sócio Economicas ESAG
3 - Renan Grijó Búrigo
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG/UDESC

Reumo

A competência docente é um construto que tem e vem despertando interesse por diferentes pesquisadores e estudiosos do campo da educação e da gestão. Assim como outros recursos intangíveis, as competências docentes exercem influência sobre o desempenho individual no exercício profissional do professor e sobre os resultados de uma instituição de ensino.
O presente trabalho tem por objetivo analisar uma amostra de artigos que utilizaram escalas de autoavaliação de competências docentes em relação aos passos definidos por DeVellis (2017).
São apresentados os fundamentos para o desenvolvimento de escalas de medidas e competências docentes. Robert F. DeVellis (2017), além de conceituar o desenvolvimento de escalas, traz de maneira acessível partindo de uma visão geral com perspectivas de medição, entendimento da variável latente, confiabilidade de mensuração, validade de escalas, diretrizes de desenvolvimento de escalas, aplicação e relevância da analise fatorial, visão geral da teoria da resposta ao item e o contexto da medição.
A seção verifica as características e procedimentos de cada um dos nove trabalhos selecionados para análise da construção da escala, a partir do detalhamento e passos da metodologia de DeVellis (2017). São apresentados os oitos passos da metodologia, segundo os artigos selecionados, tendo como a opção “SIM”, o estudo que atende o questionamento; “PAR”, para o estudo que atende parcialmente o questionamento, e “NÃO”, quando o estudo não atende ou apresenta evidências acerca do questionamento.
Os achados evidenciaram que o uso de escalas de autoavaliação de competências docentes é de natureza plural, reforçada pelas diferentes dimensões utilizadas na geração de itens para compor o instrumento de coleta de dados, demonstrando que não há um modelo de autoavaliação das competências docente amplamente aceito. Também, os estudos adotaram uma variedade de procedimentos metodológicos, revelando que nem todos os passos estabelecidos na metodologia de DeVellis (2017) são considerados.
Os artigos selecionados no estudo enfatizavam a autoavaliação ou autoeficácia de competências docentes. Os artigos foram submetidos a verificação e análise da existência dos oito passos estabelecidos na metodologia de DeVellis (2017), a fim de validar o desenvolvimento e aplicação da escala de medida utilizada. Os pontos relevantes na construção de escalas destacados por DeVellis (2017) evidenciam a necessidade de ressaltar a especificidade do fenômeno frente ao construto na elaboração dos itens, sempre alinhados à variável latente.
Principais: DEVELLIS, R. F. Scale development: theory and application. Fourth edition. Los Angeles, CA: Sage Publications, 2017. HAIR JR., J. F. et al. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2015. REYNOLDS, M.; SALTERS, M. Models of competence and teacher training. Cambridge Journal of Education, v. 25, n. 3, p. 349-359. 1995. FLEURY, A; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. São Paulo: Atlas, 2000.