Administração de Materiais no Hospital
Almoxarifado Central Hospitalar
Logística Hospitalar
Área
Administração Pública
Tema
Gestão em Saúde
Autores
Nome
1 - Renato E Costa Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Osaso
2 - Márcia Cristina Amaro de Oliveira -
Reumo
A aquisição de materiais médico-hospitalares no serviço público caracteriza-se pela complexidade dos processos e obrigatoriedade de atendimento a requisitos legais. Para garantir melhor aproveitamento dos recursos financeiros e evitar desabastecimentos é imprescindível o controle das etapas relacionadas à gestão de materiais, incluindo a avaliação dos itens durante a entrega no almoxarifado hospitalar
O estudo foi realizado em um hospital público no Município de São Paulo e teve como propósito analisar as principais não conformidades nas entregas de materiais e, especificamente, identificar o perfil das empresas em desacordo.
A administração de materiais no setor público visa o atendimento aos interesses da coletividade e é responsável pelo planejamento, coordenação e controle das atividades relacionadas à aquisição de produtos,é diretamente influenciada pelos elementos: qualidade dos materiais, quantidade, tempo, fornecedor, preço e condições de pagamento (Tridapalli,Fernandes & Machado, 2011). A aquisição, peça fundamental da cadeia de suprimentos hospitalar, tem como finalidade garantir assistência de qualidade, melhor aproveitamento dos recursos financeiros e evitar desabastecimentos (Vecina & Reinhardt 1998)
Foi realizada uma pesquisa de abordagem quantitativa descritiva documental que utilizou informações disponíveis em relatórios e em processos informatizados para a análise das não conformidades de materiais recebidos no serviço de saúde
Os resultados mostraram que houve 79 não conformidades no ano de 2018. Dos itens em desacordo 63,3% se referiram à entrega de produtos com marca diferente da solicitada, com qualidade inferior, material ou dimensões diferentes ao solicitado. A maior parte das empresas fornecedoras enquadraram-se como Microempresas ou Empresas de Pequeno Porte e o Pregão foi a modalidade de licitação de destaque nos processos de aquisição dos itens em desacordo. Houve resolução de 87,3% das ocorrências e a inexecução de contratos corroborou com o desabastecimento de materiais
O estudo evidenciou a importância da implantação e monitoramento das não conformidades na entrada de materiais na instituição hospitalar e a necessidade de desenvolvimento de instrumentos de gerenciamento da qualidade como um dos pré-requisitos para a certificação do serviço de saúde.As inexecuções devido a falta de resolução das não conformidades pelas empresas fornecedoras impactaram em desabastecimento de produtos no almoxarifado que podem incorrer em graves prejuízos ao serviço é à assistência final ao cliente.
Tridapalli, J. P., Fernandes, E., & Machado, W. V. (mar/abr de 2011). Gestão da cadeia de suprimentos do setor público: uma alternativa para controle de gastos correntes no Brasil. Revista de Administração Pública, 45(2), 401-433.
Vecina, G. N., & Reinhardt, W. F. (1998). Gestão de recursos materiais e de medicamentos (Vol. 12). São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Soares, C. D., & Gomes, A. F. (outubro de 2016). Administração de estoques em uma organização Pública: um estudo na assessoria de Laboratórios (ASSLAB) UESB. Anais da semana do administrador