Resumo

Título do Artigo

PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL: O PAPEL DE UMA IES DENTRO DE UM PROJETO DE RECICLAGEM
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Desenvolvimento Local Sustentável
Instituição de Ensino Superior
Projeto de reciclagem

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Vanessa de Campos Junges
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração / Doutorado Acadêmico
2 - Carine Dalla Valle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural
3 - Simone Alves Pacheco de Campos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
4 - Rúbia Goi Becker
-

Reumo

Entende-se que, o desenvolvimento proporciona maior qualidade de vida aos indivíduos, bem como cria soluções e contribui com o meio ambiente (RIGUEIRO, 2014), tais como projetos sociais voltados a reciclagem. Neste espaço, é possível desenvolver ações que contribuam com a parcela afetada de indivíduos e, ao mesmo tempo, com questões sustentáveis, promovendo então, o desenvolvimento local sustentável. Assim, a Instituição de Ensino Superior (IES) tem o papel de ser catalisadora de transformações sociais, reconhecendo oportunidades para alavancar a vida destes indivíduos.
A sociedade encontra-se em um processo de transição, e a participação de atores sociais fomenta a busca de um modelo de desenvolvimento local compatível com a realidade, a fim de constituir alternativas emergentes à atual conjuntura. À vista disso, o estudo gira em torno da seguinte questão de pesquisa: como uma Instituição de Ensino Superior, com base no desenvolvimento local sustentável, pode promover melhorias nas condições de trabalho e renda? Para tanto, o objetivo é compreender o papel de uma IES no desenvolvimento local sustentável a partir de sua atuação em projeto de reciclagem.
IES E SEU PAPEL SOCIAL:As IES são importantes formadoras do futuro da sociedade,além da responsabilidade em oferecer educação de qualidade,sendo modelos de gestão e comprometimento social como um todo,destaca-se atenção ao desenvolvimento de projetos de reciclagem,ao passo que abrangem a questão ambiental,impactam também o econômico e social da comunidade envolvida.DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL:Trata-se da mobilização de agentes em espaços de pequena escala,que promovem melhores condições a comunidade,por meio de oportunidades sociais sustentáveis e maior ganho econômico.
Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva.Foi desenvolvido um estudo de caso intrínseco único, em uma IES, em que a unidade de análise se refere a um projeto social desenvolvido por esta, o qual contempla quatro associações de reciclagem localizadas em Cruz Alta,no Estado do Rio Grande do Sul.A coleta de dados foi realizada através de técnicas etnográficas, como entrevistas em profundidade;observação não participante, em momentos de trabalho e interações entre os pesquisados,e análises secundárias.Os dados foram apreciados mediante análise textual interpretativa.
O projeto buscou desenvolver parcerias com diversas entidades, como a SENAES e empresas (para contribuírem com seus resíduos, enquanto parceiras do projeto), bem como o desenvolvimento de projetos de extensão acadêmica.Percebeu-se que a IES,a partir da criação de associações de materiais recicláveis, buscou transformar os recicladores em agentes primordiais no processo de gestão desses materiais e, partir disso, impactando na inserção social enquanto profissionais reconhecidos em prol da sustentabilidade.
Identificou-se que o projeto de reciclagem, criado a partir da iniciativa da IES, trouxe diversos benefícios para o desenvolvimento local sustentável, seja na erradicação da pobreza, na transformação social, reinserção de indivíduos marginalizados, na preocupação ambiental, no retorno econômico e financeiro para o grupo, bem como para o desenvolvimento local sustentável. Por fim, o reconhecimento e respeito da comunidade em relação à reciclagem, a inclusão das famílias dos recicladores em programas sócioassistenciais e educacionais, além da importância desse tema, tornam visíveis à sociedade,
LEAL FILHO, W.; MANOLAS, E.; PACE, P. The future we want: Key issues on sustainable development in higher education after Rio and the UN decade of education for sustainable development. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 16, n. 1, p. 112-129, 2015.RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2017.TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão & Produção, v. 13, n. 3, p. 503-515, 2006.