Resumo

Título do Artigo

Gerenciamento e Criação de Valor em Redes
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Palavras Chave

Gerenciamento de Redes
Criação de Valor
Modelagem de Equações Estruturais

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster e Redes de Negócios

Autores

Nome
1 - Ana Cláudia Azevedo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
2 - Cristina Boari
University of Bologna - Department of Management

Reumo

Ainda que haja um entendimento já consolidado de que o gerenciamento efetivo da rede auxilia na organização e coordenação de esforços comuns, impactando positivamente seus resultados, a pesquisa sobre quais fatores contribuem para o bom gerenciamento da rede, e, como isso afeta seu desempenho acaba de começar. A gestão de redes ainda é uma caixa-preta tanto para os acadêmicos quanto para os profissionais e pouco esforço de pesquisa é dedicado a investigar e validar empiricamente qual a influência do gerenciamento no desempenho da rede como um todo.
Poucos estudos têm entendido como as redes podem ser efetivamente gerenciadas para criar valor individual e coletivo. Nosso objetivo é explicar a influência do gerenciamento da rede no valor criado em redes estratégicas regionais (RER), verificando além da influência direta e indireta do gerenciamento, o papel de construtos intermediadores nesse processo. Partimos, portanto, da seguinte questão: “como o gerenciamento da rede influencia o valor criado em RER, e, em que medida esta relação é mediada pela qualidade das relações e pela troca e combinação de recursos entre os atores da rede?”.
Uma RER, é um tipo de rede direcionada por objetivos, uma arena auto organizada de cooperação e desenvolvimento conjunto entre empresas em um cenário regional, que apoiadas por órgãos públicos e/ou privados, organizam-se para fortalecer sua posição competitiva e promover o desenvolvimento regional. A criação de valor nesses arranjos é um processo coletivo, envolvendo esforços coordenados realizados pelos múltiplos atores para explorar mutuamente seus recursos. Nesta perspectiva, o gerenciamento da rede é um determinante (direto e indireto) do processo de criação de valor coletivo.
Metodologicamente adotou-se uma abordagem quantitativa, com método survey e aplicação de questionário a empresas pertencentes a redes do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de São Paulo. Utilizamos a plataforma Google Docs® para a coleta de dados, no período de 20/03/2018 a 01/10/2018. A amostra final validada foi de 126 respondentes, o correspondente a quase 165% da amostra mínima calculada a priori (n=77). Uma taxa de retorno de 72% foi obtida. As hipóteses foram testadas por modelagem de equações estruturais (PSL-SEM).
Os resultados demostraram que o gerenciamento de rede tem uma influência direta no valor criado (H1), além disso, Troca e Combinação de Recursos exercem um papel mediador na relação dos dois construtos mencionados (H3). A Qualidade das Relações, por sua vez, não medeia a relação entre gerenciamento e valor criado (H2), mas por outro lado, apresenta um impacto positivo na Troca e Combinação de Recursos Complementares (H4).
Os resultados decorrentes dos testes realizados sustentam a proposição de que o gerenciamento da rede exerce um duplo papel no processo de criação de valor em RER, influenciando-o direta e indiretamente, por intermédio da qualidade das relações estabelecidas e dos processos de troca e combinação de recursos complementares, que também contribuem para o valor criado nesses arranjos. A partir destes resultados evidenciamos o relevante papel que as atividades de gerenciamento desempenham no processo de criação de valor, explicando sua relação nos resultados gerados no âmbito das RER.
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