Resumo

Título do Artigo

IMPACTOS DOS ATRIBUTOS DE LOJA NA DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: UMA REVISÃO DA LITERATURA
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Palavras Chave

Atributos de varejo
Atributos de loja
Revisão da literatura

Área

Marketing

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Eduardo Mesquita de Sousa
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Evandro Luiz Lopes
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Administração
3 - Eliane Herrero
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS (FMU) - Liberdade

Reumo

O estudo de atributos de loja de varejo tem extrema relevância para o campo do marketing. Algumas iniciativas avançaram no sentido de entender, identificar e categorizar os atributos de loja de varejo (mercadorias, serviço, promoção, cliente, instalações físicas, loja de conveniência, atmosfera) que impactam o potencial preditivo da lealdade, a força da marca e a satisfação de fatores institucionais e pós-transacionais (Lindquist, 1974; Sarantidou, 2017).
O objetivo deste trabalho foi analisar os avanços acadêmicos sobre os atributos de loja de varejo para o processo de decisão de compra de consumidores e as diferenças dos seus impactos em diferentes mercados varejistas. Quais são os atributos varejistas relevantes para o processo de decisão de compra? Quais são os impactos dos atributos de loja na intenção de compra do consumidor? Quais são as diferenças, considerando os atributos de loja, nas pesquisas realizadas em mercados emergentes versus mercados maduros? Quais são as direções das principais pesquisas e seus atuais esforços?
Os atributos de loja de varejo investigados possuem efeitos significativos sobre a decisão de compra do consumidor, porém, as pesquisas a esse respeito nem sempre apresentaram resultados semelhantes. O preço é um dos atributos de loja de varejo mais pesquisados e, frequentemente, apresenta influência positiva na decisão de compra do consumidor (Baker, Parasuraman, Grewal, & Voss, 2002). Entretanto,encontramos resultados que demonstram que os atributos nem sempre afetam positivamente a decisão de compra dos consumidores (Arnold et al., 1978; Grosso et al., 2018; Swoboda et al., 2014)
Para obter as respostas dos questionamentos propostos neste estudo exploratório, foi realizada uma revisão da literatura de forma qualitativa e sistemática (Ridley, 2012). Assim, selecionamos 59 artigos, a partir das bases WOS (Web of Science) e Scopus. Utilizamos um critério de alto rigor científico para a escolha, inclusão e exclusão dos artigos, que foram analisados em profundidade. Este documento foi estruturado seguindo o método descrito no itens preferidos para RSL e meta-análise (Moher, Liberati, Tetzlaff, & Altman, 2009).
Nossas análises começaram nas pesquisas realizadas a partir de 1973, no estudo que propôs investigar as possíveis diferenças de percepção de consumidores moradores de guetos e subúrbios sobre as características de loja (Hills, Granbois, & Patterson, 1973). Para melhor exemplificar os nossos achados, fizemos diversas análises, tabulações de construtos, classificações e cruzamentos de estudos.
Os resultados encontrados sugerem que atmosfera, pessoal de vendas, qualidade da mercadoria e preços os atributos de lojas são os atributos mais relevantes, levando em consideração o número de vezes que estes atributos de loja foram pesquisados. Também identificamos que, das diversas variáveis dependentes testadas, a satisfação e a lealdade foram as mais estudadas ao longo dos 45 anos analisados. Ainda notamos que os atributos de varejo no contexto online foram pouco explorados e merecem mais atenção, devido à relevância que este canal de varejo apresenta para o mercado.
Grosso, M., Castaldo, S., & Grewal, A. (2018). How store attributes impact shoppers’ loyalty in emerging countries: An investigation in the Indian retail sector. Journal of Retailing and Consumer Services, 40, 117–124. Kunkel, J. H., & Berry, L. L. (1968). A behavioral conception of retail image. Journal of marketing, 32(4_part_1), 21–27. Marques, S. H., Trindade, G., & Santos, M. (2016). The importance of atmospherics in the choice of hypermarkets and supermarkets. The International Review of Retail, Distribution and Consumer Research, 26(1), 17–34. Swoboda, B., Berg, B., & Dabija, D.-C.