Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM INDIVIDUAL NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Aprendizagem
Sustentabilidade
Compras públicas

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Gabriela Almeida Marcon Nora
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Biguaçu (SC)

Reumo

Existe uma nova pressão sobre as instituições de ensino superior para que abracem sua responsabilidade socioambiental, que ainda é um desafio, requer aprendizagem. As Universidades públicas brasileiras, em função de todas as suas atribuições em ensino, pesquisa e extensão, possuem aquisições volumosas.
Neste contexto surge a pergunta deste estudo: Como as preocupações com a sustentabilidade nas compras públicas fomentam a aprendizagem no contexto de uma universidade brasileira? O objetivo geral da presente pesquisa é “Compreender como as preocupações com a sustentabilidade nas compras públicas fomentam a aprendizagem no contexto organizacional de uma universidade brasileira”.
A fundamentação teórica abrange aspectos relativos às compras públicas sustentáveis; a mudanças organizacionais em instituições de ensino superior e aprendizagem individual no contexto organizacional. As compras públicas sustentáveis do Brasil são menos estruturadas do que em outros países e encontram desafios em termos legais, operacionais e culturais (DELMONICO et al.,2018), o que demanda o enfrentamento destas dificuldades pelos indivíduos da organização, por intermédio de processos de aprendizagem individual - compreendida como aquela que emerge da prática social, da experiência.
Para o alcance deste objetivo, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, de horizontal transversal, foi escolhido o estudo de caso como estratégia investigativa. A ênfase, em termos de nível de análise da aprendizagem, esteve nos indivíduos. Foram coletados dados primários e secundários. Utilizou-se o software MaxQDA 2018 para apoiar as análises. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com oito informantes no contexto da UFSC. Foram entrevistados entre dezembro de 2017 e maio de 2018, oito informantes, dos quais sete servidores da UFSC e uma tutora da UAB
A cultura organizacional voltada à aprendizagem é importantíssima quando se pretende produzir mudanças no contexto. Foram identificados e descritos nos resultados sete pontos críticos para aprendizagem organizacional que a impulsionam e devem ser considerados por toda instituição que a deseje promover, quais sejam: i) Liderança; ii) Redes; iii) Cultura Organizacional; iv) Regulação, Controle e Monitoramento; v) Tecnologia; vi) Fatores Motivacionais e vii) Engajamento dos Indivíduos. De modo geral, os objetivos propostos foram atingidos.
A presente pesquisa pretendeu, como objetivo geral, compreender como as preocupações com a sustentabilidade nas compras públicas fomentam a aprendizagem individual no contexto organizacional de uma universidade brasileira. A estratégia investigativa do estudo de caso, com olhar etnográfico, mostrou-se adequada aos objetivos do estudo, eis que viabilizou maior integração com os sujeitos da pesquisa e verdadeira imersão no contexto, facilitando a articulação das informações para descrição do ambiente e permitindo inferências a partir dos dados coletados.
ADOMßENT, Maik et al. Emerging areas in research on higher education for sustainable development e management education, sustainable consumption and perspectives from Central and Eastern Europe. Journal of Cleaner Production, [s.l.], n. 62, p. 1-7, 2014. ADOMßENT, Maik. Exploring universities' transformative potential for sustainability-bound learning in changing landscapes of knowledge communication. Journal of Cleaner Production, [s.l.], v. 49, p. 11-24, jun. 2013. http://dx.doi.org/10.1016/j.jclepro.2012.08.021. DELMONICO, Diego et al. Unveiling barriers to sustainable public procurement in