Resumo

Título do Artigo

O impacto da ambidestria no desempenho da cadeia de suprimentos: uma revisão bibliográfica no período de 2008-2019
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão da cadeia de suprimentos
Ambidestria
Revisão Bibliográfica Sistemática

Área

Operações

Tema

Estratégia de Operações e Desenvolvimento de Produtos e Processos

Autores

Nome
1 - LIGIA MARIA SILVEIRA SAITO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACULDADE DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
2 - KELLEN SILVA FREITAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Santa Mônica
3 - MIRELA GOULART CUNHA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
4 - Leonardo Caixeta de Castro Maia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Gestão e Negócios

Reumo

A concorrência globalizada, as tecnologias disruptivas, a disponibilidade de informações, os mercados focados na experiência do cliente e ciclos de vida de produtos cada vez menores estão alterando as formas de trabalho e produzindo grandes mudanças na cadeia de fornecimento. A ambidestria propõe mecanismos para que as organizações possam se manter estrategicamente competitivas por meio da combinação entre a explotação das competências atuais e a exploração de novas oportunidades de uma maneira sinérgica.
a implementação da ambidestria é uma estratégia viável para a produção de impacto positivo no desempenho dos membros da cadeia de suprimentos? Assim, o objetivo deste artigo é revisar a literatura, publicada de 2008 a 2019, referente a implementação da ambidestria como estratégia para produzir impacto positivo no desempenho dos membros da cadeia de suprimentos. Analisar diferentes níveis de implementação produzem impacto nesta relação, avaliar se há efeitos produzidos pelas incertezas ambientais. Avaliar base de dados Web of Science, com periódicos com fator de impacto.
A ambidestra é a resposta estratégica às indústrias com foco em gestão holística e ênfase na combinação de práticas de explotação e exploração da SC. Assim, busca-se a vantagem competitiva da cadeia de suprimentos, escolha de um mecanismo de governança nas relações entre compradores e fornecedores. A integração da cadeia de suprimentos é evidenciada na relação entre comprador e fornecedor. Simultaneamente, o alinhamento de processos e a flexibilidade. As competências e a inovação no contexto industrial também proporcionam a flexibilização da cadeia de suprimentos e melhor desempenho.
O modelo proposto para a revisão bibliográfica sistemática contemplou três etapas: Planejamento; Coleta e Análise de Dados; Elaboração de Resultados. Na etapa 1 foram realizadas pesquisas preliminares, análise das fontes primárias, as palavras-chave, os critérios de inclusão e qualificação dos estudos, os métodos e ferramentas adequados. Na etapa 2 foram extraídos dados e realizadas as análises, de forma cíclica e incremental. Na etapa 3, foram obtidos os resultados com as análises.
A questão de pesquisa foi respondida, os objetivos foram atendidos, as lacunas identificadas. Todos os estudos analisados utilizaram questionários do tipo survey, corte transversal e análise estatística para a validação dos constructos apresentados. Abordou-se o contexto industrial e variados setores sob a perspectiva ora do fornecedor ora do fabricante, buscando estabelecer a relação positiva entre a ambidestria, o impacto ou efeito positivo sobre o desempenho: percepção de desempenho real frente à concorrência, desempenho de custos, lucro, ROA, ROI, desempenho de vendas, inovação.
BLOME et al. Ambidextrous Governance in Supply Chains. J. Supply Chain Manag. 2013 HUANG et al. Reexamining supply chain integration and the supplier’s performance relationships under uncertainty. Supply Chain Manag. 2014 KRISTAL et al. The effect of an ambidextrous supply chain strategy on combinative competitive capabilities and business performance. J. Operat. Manag. 2019 PAIVA. Ambidestria e coevolução. RAE, 2019 PATEL et al. Enhancing effects of manufacturing flexibility through operational absorptive capacity and operational ambidexterity. J. Operations Manag, 2012