1 - Débora Cristina Barros Passos UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Renascença
2 - José Dácio Gomes de Castro Neto UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Maranhão
3 - Kassyo Augusto Lima de Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) - Departamento de Estatística
4 - Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Cohama
5 - Diego Reis Araújo UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Renascença
Reumo
A Clínica-Escola é o local onde é ofertado estágios aos alunos para que possam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes, prestam serviços de saúde a população de um modo geral, e assim se preparam para os desafios fora da universidade. Por ser uma constituída por diversas especialidades a clínica escola, caracteriza-se como um ambiente complexo, que necessita alinhar todos os departamentos e colaboradores, visando um atendimento de qualidade as pessoas e aos discentes.
O artigo possui como problemática: De que forma o processo de administrar estrategicamente pode influenciar na gestão de uma clínica-escola? Para a compreensão do problema referido, este artigo objetiva: analisar como o processo de administrar estrategicamente poderia influenciar na gestão das clínicas de uma instituição de ensino.
Por toda a complexidade da administração de um setor da saúde; terá de requerer uma gestão inovadora como supracitado anteriormente, na qual observe e desenvolva todos os setores. Na concepção de Kaplan e Norton (2000) qualquer organização pode desenvolver competências que permitam a administração de forma estratégica, assim sendo irão angariar benefícios expressivos. Corroborando, Burmester (2013) afirma que o planejamento estratégico busca examinar como a organização da saúde define as estratégias e as desdobras em planos de ação que conduzam a uma gestão eficaz.
A pesquisa teve como campo de estudo a clínica-escola de uma universidade, localizada em São Luís MA, esta possui 31 (trinta e um) colaboradores distribuídos entre os níveis estratégicos (1 pessoa), tático (3 pessoas) e operacional (27 pessoas). Desse universo foi selecionada uma amostra de 11 pessoas que foram entrevistadas entre os dias 03 e 07 de maio de 2019. Foi utilizado um roteiro semiestruturado para as entrevistas dos participantes da pesquisa.
Comparando-se as respostas dos entrevistados, entende-se que possuem conhecimento sobre a razão da existência da clínica-escola, no entanto percebe-se que é de forma particionada, pois alguns expõem a missão a partir da perspectiva social e outros pela formação dos alunos; divergência causada pela ausência de diretrizes organizacionais institucionalizadas.
Através da análise das informações adquiridas com a aplicação da pesquisa entre os funcionários, que, apesar de não ser seguido um modelo formal de administração estratégica, é notória a sua existência e sua influência na gestão da clínica-escola, porém, por ser uma organização multifacetada, torna-se necessário a criação e implementação de maneira a seguir os processos da administração estratégica, por esta metodologia olhar além das questões institucionais e financeiras.
BURMESTER,Haino.Gestão da qualidade hospitalar.1ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
KAPLAN, Robert S.; NORTON. David P. Organização orientada para a estratégia The Strategy-FocusedOrganization: Como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. 12. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.