Resumo

Título do Artigo

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: Um estudo de caso na clínica de uma instituição de ensino superior
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Saúde
Administração Estratégica
Administrar Estrategicamente

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Débora Cristina Barros Passos
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Renascença
2 - José Dácio Gomes de Castro Neto
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Maranhão
3 - Kassyo Augusto Lima de Sousa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) - Departamento de Estatística
4 - Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Cohama
5 - Diego Reis Araújo
UNIVERSIDADE DO CEUMA - UNICEUMA (UNICEUMA) - Renascença

Reumo

A Clínica-Escola é o local onde é ofertado estágios aos alunos para que possam desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes, prestam serviços de saúde a população de um modo geral, e assim se preparam para os desafios fora da universidade. Por ser uma constituída por diversas especialidades a clínica escola, caracteriza-se como um ambiente complexo, que necessita alinhar todos os departamentos e colaboradores, visando um atendimento de qualidade as pessoas e aos discentes.
O artigo possui como problemática: De que forma o processo de administrar estrategicamente pode influenciar na gestão de uma clínica-escola? Para a compreensão do problema referido, este artigo objetiva: analisar como o processo de administrar estrategicamente poderia influenciar na gestão das clínicas de uma instituição de ensino.
Por toda a complexidade da administração de um setor da saúde; terá de requerer uma gestão inovadora como supracitado anteriormente, na qual observe e desenvolva todos os setores. Na concepção de Kaplan e Norton (2000) qualquer organização pode desenvolver competências que permitam a administração de forma estratégica, assim sendo irão angariar benefícios expressivos. Corroborando, Burmester (2013) afirma que o planejamento estratégico busca examinar como a organização da saúde define as estratégias e as desdobras em planos de ação que conduzam a uma gestão eficaz.
A pesquisa teve como campo de estudo a clínica-escola de uma universidade, localizada em São Luís MA, esta possui 31 (trinta e um) colaboradores distribuídos entre os níveis estratégicos (1 pessoa), tático (3 pessoas) e operacional (27 pessoas). Desse universo foi selecionada uma amostra de 11 pessoas que foram entrevistadas entre os dias 03 e 07 de maio de 2019. Foi utilizado um roteiro semiestruturado para as entrevistas dos participantes da pesquisa.
Comparando-se as respostas dos entrevistados, entende-se que possuem conhecimento sobre a razão da existência da clínica-escola, no entanto percebe-se que é de forma particionada, pois alguns expõem a missão a partir da perspectiva social e outros pela formação dos alunos; divergência causada pela ausência de diretrizes organizacionais institucionalizadas.
Através da análise das informações adquiridas com a aplicação da pesquisa entre os funcionários, que, apesar de não ser seguido um modelo formal de administração estratégica, é notória a sua existência e sua influência na gestão da clínica-escola, porém, por ser uma organização multifacetada, torna-se necessário a criação e implementação de maneira a seguir os processos da administração estratégica, por esta metodologia olhar além das questões institucionais e financeiras.
BURMESTER,Haino.Gestão da qualidade hospitalar.1ed. São Paulo: Saraiva, 2013. KAPLAN, Robert S.; NORTON. David P. Organização orientada para a estratégia The Strategy-FocusedOrganization: Como as empresas que adotam o Balanced Scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. 12. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2000.