Resumo

Título do Artigo

EVOLUÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL SOBRE EMPREENDEDORISMO E RELIGIÃO
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Produção Científica Internacional
Religião

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Evangelina da Silva Sousa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - ALEXANDRE RODRIGUES SANTOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Diretoria Administrativa
3 - Luis Eduardo Brandão Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria
4 - Raimundo Eduardo Silveira Fontenele
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - PPAC

Reumo

A experiência do empreendedorismo é orientada por valores em que os empreendedores integram o seu conceito de self em suas atividades empreendedoras, impulsionados por seus valores advindos da religião. Considerando as pesquisas envolvendo empreendedorismo e religião, a relevância e a amplitude do campo são reconhecidas por meio da publicação de pesquisas científicas que evidenciam tendências em determinada área do conhecimento e que podem ser úteis para avaliação da ciência, mediante estudos bibliométricos que caracterizam a produção científica.
Problema de pesquisa: como se caracteriza a produção científica internacional sobre empreendedorismo e religião? Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo mapear a produção científica sobre Empreendedorismo e Religião em periódicos disponibilizados na base de dados Scopus.
A atividade empreendedora é influenciada por fatores culturais e institucionais, dentre eles a religião que afeta características individuais, como a ética do trabalho, a honestidade, a economia, a caridade e a confiança. A religião estimula o indivíduo a detectar sinais de oportunidade de negócios, em razão da possibilidade de integrar a fé e o empreendedorismo, e à medida que a integração ocorre, os indivíduos que têm conhecimento prévio na forma de conhecimento religioso e motivação baseada no desenvolvimento religioso estão predispostos a alcançarem resultados para si e para os demais.
Para investigar a evolução da produção científica internacional sobre religião e empreendedorismo, realizou-se uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, com abordagem quantitativa e do tipo bibliométrica, devido à utilização de indicadores de atividade acadêmica, a exemplo do acoplamento bibliográfico, da análise de coautoria, das cocitações de artigos e da coocorrência de palavras-chave. Adotou-se o software VOSViewer para a análise das redes bibliométricas.
Os resultados mostram que o número de publicações referentes às pesquisas que abordam empreendedorismo e religião ainda é pequeno. Verificou-se que parte da produção científica é concebida por poucos autores, e que as redes de coautoria são fracas, uma vez que a maioria dos autores da amostra publica sozinha. As redes de cocitação geraram dois clusters, em que o primeiro concentra pesquisas que investigam a influência da religião na atividade empreendedora, enquanto o segundo abrange investigações sobre a importância da atividade empreendedora para o desenvolvimento econômico.
A temática não é predominante nas investigações, o que torna a produção científica dispersa. Tal panorama é evidenciado a partir da produção científica divulgada em poucas fontes de publicação e concebida por poucos pesquisadores, cujos documentos científicos, em sua maioria, são de autoria única, sendo necessária a construção de relações fortes na rede de autores e instituições que investigam a temática, para que o contato entre os autores seja ampliado e, consequentemente, se exerça poder na rede em busca do fortalecimento e da consolidação da temática no campo do conhecimento.
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