Resumo

Título do Artigo

Como deliberar quando tudo é caos? Os difíceis dilemas morais da gestão de um desastre
Abrir Arquivo

Palavras Chave

dilema moral
gestão pública
desastres

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Laís Silveira Santos
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
2 - Laleska Lebioda
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG/Florianópolis

Reumo

Em 2008, a região do Vale do Itajaí no Estado de Santa Catarina foi noticiada nacionalmente e internacionalmente por passar pelo seu pior desastre ambiental e um dos piores do Brasil até hoje. Após um período de muitas chuvas, a região sofreu com enchentes, inundações e deslizamentos inesquecíveis. Diante desse desastre com características nunca antes vivenciadas, os gestores de organizações de Defesa Civil estadual e municipal tiveram que tomar decisões eticamente complexas que envolviam dilemas morais pessoais e profissionais relacionados ao resgate de ‘vidas’ e ajuda humanitária.
O caso tem como objetivo proporcionar aos seus participantes: 1. Familiaridade com a temática de ‘ética dos desastres’ ou ‘ética da gestão de emergências’ na gestão pública; 2. Capacidade reflexiva e argumentativa em casos de dilemas morais reais, a partir de conhecimentos éticos (filosofias morais) presentes nas disciplinas de filosofia e ética; 3. Desenvolvimento de raciocínio moral em situações complexas de tomada de decisão; 4. Desenvolvimento da habilidade de reconhecer questões éticas relacionadas à gestão pública para sua prática profissional.
A história é baseada em dilemas morais reais ocorridos em um dos principais desastres recentes do estado de Santa Catarina, coletados em fontes primárias pelos autores do caso. Utilizou-se a técnica de entrevista em profundidade, conduzida com gestores públicos da área de riscos e desastres. Utilizou-se também de fontes secundárias, como pesquisa bibliográfica e documental sobre os temas abordados no dilema moral e no evento de desastre em questão. A partir do material coletado, foram realizadas adaptações fictícias, para que o caso atingisse seu objetivo educacional.
As informações contidas no caso foram idealizadas para a utilização em cursos de graduação do chamado ‘Campo de públicas’ no Brasil (PIRES et al., 2014), tais como: Administração Pública, Gestão Pública, Administração Pública e Social, Políticas Públicas e Gestão de Políticas Públicas; e seu uso pode ocorrer em disciplinas relacionadas à ética e filosofia (Ética e Administração Pública, Filosofia e Ética, Ética e Cidadania, Ética e Justiça, entre outras). É possível também a aplicação em disciplinas relacionadas ao processo decisório.
KIDDER, R. M. Como tomar decisões difíceis: muitas vezes na vida você precisa escolher entre o certo e o certo. Tradução de Sonia Augusto. São Paulo: Gente, 2007. SANTOS, L. S.; SERAFIM, M. C.; LORENZI, L. Dilemas morais na gestão pública: o estado do conhecimento sobre o tema. R. G. Secr., GESEC, v. 9, n. 1, 2018. ZAPPELLINI, M. B. Ética e Administração Pública: Uma Abordagem a Partir de Três Modelos Normativos. In: Encontro da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Administração, 37, 2013, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2013.