Resumo

Título do Artigo

A Construção Social da Identidade Turística a Partir do Institucionalismo Organizacional
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Palavras Chave

Construção Social
Identidade Turística
Institucionalismo Organizacional

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Mariene Cavalcante Borba de Albuquerque
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
2 - Samir Adamoglu de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UFPB) / Departamento de Administração

Reumo

A Identidade turística é fruto de processos de construção social em que o fato de uma localidade possuir atrativos que demonstrem algum potencial turístico não a confere legitimidade no campo organizacional do turismo. A apropriação da identidade pelos atores que formam este campo acontece gradativamente, mediante processos institucionais. É preciso construir sua identidade a partir de atributos de 'centralidade', 'distintividade' e 'durabilidade' que o legitimem para, assim, ser considerado um destino turístico e impactar positivamente, possibilitando seu desenvolvimento.
O ensaio teórico objetiva estabelecer uma interlocução entre os conceitos de 'identidade organizacional', 'construcionismo social' e 'atividade turística' sob a ótica do Institucionalismo Organizacional, demonstrando sua complementariedade, e visando contribuir para novas possibilidades de discussão entre esses temas, uma vez que os estudos encontrados os têm tratado separadamente, ignorando sua íntima relação.
A identidade organizacional, fruto de processos de construção social, se refere ao caráter central, distintivo e duradouro de uma organização; pode ser analisada a partir de sua teorização, das diretrizes estratégicas que oferecem, ou de sua construção num processo em que fatores se entrelaçam e se consolidam. O Institucionalismo possibilita análise sobre esta construção, por meio do trabalho institucional dos atores de um campo organizacional. A atividade turística compõe um campo em que se evidencia a relação entre atores com propósitos de potencializar o uso dos atrativos de uma localidade.
A identidade organizacional proporciona legitimidade à uma organização sendo fruto da institucionalização de significados e valores que foram infundidos socialmente. É um processo contínuo em que fatores internos vão sendo interpretados e moldados, dando sentido à organização. A atividade turística acontece mediante interação entre diversos atores organizacionais - setor público, privado ou do terceiro setor, formando, assim, um campo organizacional que recebe influências externas e internas no desenvolvimento de suas atividades, sendo, portanto, um campo fértil para uma análise institucional.
A identidade é fruto de um processo de construção social em que, mediante a interação da (inter)subjetividade e da relação entre atores, se legitima. A identidade turística de um local é caracterizada pelos atrativos que possui – promulgados, publicizados e mercadorizados por organizações enquanto stakeholders – e, a partir de diretrizes definidas, condicionam ações e comportamentos que maximizam sua utilidade, sendo moldados pelo cenário em que estão inseridos, se legitimando no campo organizacional que faz parte, sobretudo pelos sentidos e significados identitários que vão se atrelando a ela
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