Resumo

Título do Artigo

AS ATIVIDADES DE MARKETING NO VAREJO FARMACÊUTICO: UM ESTUDO EM FARMÁCIAS INDEPENDENTES E REDES
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Palavras Chave

Marketing
Marketing Farmacêutico
Varejo Farmacêutico

Área

Marketing

Tema

Serviços, Varejo, Franquias e B2B

Autores

Nome
1 - Tatiana Ferrara Barros
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Fea
2 - Eduardo Roque Mangini
IFSP - Insitituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de São Paulo - Campus São Roque

Reumo

As farmácias são os únicos canais de distribuição que tem autorização, no Brasil, para a venda de medicamentos. Este setor, está submetido a uma série de legislações que regulam o seu funcionamento, incluindo normas que regulam as atividades de marketing. Há diversos tipos de varejos farmacêuticos: farmácias independentes, pequenas, médias e grandes redes que podem ainda pertencer a formatos como associativismo e franquias.
Dada a complexidade das farmácias, é relevante um estudo sobre como são desenvolvidas as atividades de marketing neste setor, uma vez que poucos trabalhos discutem o tema. Sendo assim, o presente trabalho propõe-se a verificar quais as atividades de marketing são desenvolvidas pelos varejistas do setor farmacêutico, em especial as drogarias.
A Fundamentação Teórica foi estruturado de forma a contemplar conceitos sobre o varejo farmacêutico, ressaltando as peculiaridades desse setor específico. Outro item foi dedicado ao marketing aplicado ao varejo, apresentando as atividades de marketing no setor varejista de forma geral e em seguida será abordada a aplicação do marketing no varejo farmacêutico, objeto do presente trabalho.
Para atender ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de campo utilizando como método a entrevista em profundidade com profissionais que atuam em drogarias e que são responsáveis pelas decisões de marketing.
Para análise e interpretação de dados do presente trabalho foram utilizadas as seguintes etapas: determinação das categorias (Organização de Marketing, Sistema de Informação de Marketing, Segmentação, Posicionamento, Preço, Produto, Praça e Promoção); transcrição e organização das entrevistas gravadas; As respostas foram encaixadas de acordo com as categorias; as entrevistas foram analisadas individualmente e comparação dos dados com o referencial teórico.
Por meio da pesquisa foi possível verificar que os varejistas do setor farmacêutico estudados desempenham a maioria das atividades de marketing. Os entrevistados demonstraram um nível maior do que o esperado em relação à profissionalização na gestão de marketing, pois grande parte das atividades de marketing são efetuadas, mesmo que os entrevistados tenham afirmado que não possuem um departamento específico para a área. A dificuldade dos pequenos empresários é relacionada à estrutura organizacional e restrições orçamentárias que dificultam o investimento
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