Resumo

Título do Artigo

SUSTENTABILIDADE NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS: A PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS SOBRE O TRIPLE BOTTOM LINE
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Palavras Chave

Sustentabilidade Organizacional
Estratégia Empresarial
Gestão dos Stakeholders

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Daniela Elisabeth Milling
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - GUARAPUAVA
2 - LUCIANO FERREIRA DE LIMA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - GUARAPUAVA - CAMPUS SANTA CRUZ

Reumo

A sustentabilidade organizacional se apresenta como tema central nos debates da atualidade, composta pelo triple bottom line que compõem as preocupações com as questões ambientais, econômicas e sociais. O transporte rodoviário de passageiros é uma atividade que causa danos ao efeito estufa com a emissão de CO2. Os stakeholders, pessoas que afetam ou são afetadas pelas atividades da empresa, possuem preocupações relacionadas com o meio ambiente, além dos resultados econômicos e sociais.
Problema de pesquisa identificar qual é a percepção que os principais stakeholders de uma empresa de transporte tem sobre a sustentabilidade, levando em consideração o modelo triple bottom line? E o objetivo principal deste artigo foi identificar a percepção que os principais stakeholders tem em relação aos pilares ambiental, social e econômico (TBL) em uma empresa de transporte rodoviário.
Para Elkington (2012, p. 52), “a sustentabilidade é o princípio que assegura que nossas ações de hoje não limitarão a gama de opções econômicas, sociais e ambientais disponíveis para as futuras gerações” e entende que a mesma é embasada em três pilares ambientais, sociais e econômicos definida como triple bottom line (TBL). Para Freeman et al. (2010), Stakeholder é um indivíduo ou grupo que pode afetar a obtenção de objetivos da empresa ou ser afetado pelo processo de busca destes objetivos.
Quanto a natureza a presente pesquisa de classifica como qualitativa, e utilizou-se de procedimento metodológico o estudo de caso, nesta pesquisa realizou-se análise de documentos como certificados, manuais e website oficial, conversas informais com colaboradores, observação direta sendo está descrita num diário de campo e entrevistas semiestruturadas. Quanto a unidade de análise, delimita-se que o estudo de caso foi realizado em uma empresa de transporte rodoviário de passageiros. Os sujeitos de pesquisa foram: um sócio proprietário, dois clientes, um funcionário e um fornecedor.
No pilar econômico, a empresa busca fornecer serviços a preço justo que também lhe garanta um retorno financeiro, contribuindo desta forma para que os stakeholders primários tenham retorno. No pilar social a empresa apresenta um cuidado com a qualidade de vida dos colaboradores, porém a empresa não participa ativamente das ações sociais para com a comunidade, o que resulta num desconhecimento deste pilar perante os stakeholders. No pilar ambiental percebe-se que a empresa desenvolve algumas ações que contribuem para minimizar os impactos negativos causados ao meio ambiente.
Os stakeholders da empresa em estudo reconhecem a importância da sustentabilidade organizacional nas empresas, porém os stakeholders clientes e fornecedores não tem o conhecimento das ações que a empresa desenvolve voltadas para a sustentabilidade em nenhum dos três pilares. O estudo apontou que a empresa desenvolve algumas ações isoladas nos três pilares da TBL, porém a empresa não as divulga o que vem a ser prejudicial para a organização, pois a mesma deve envolver as partes interessadas para que a sustentabilidade seja algo concreto na empresa.
Elkington, J. (2012). Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron. Freeman, R. E. (1984). Strategic management: A stakeholder approach. Boston: Piton. Freeman, R. E., Harrison, J. S., Wicks, A.C., Parmar, B & Colle, S. (2010). Stakeholder Theory: the state of the art. New York: Cambrigde University Press.