Resumo

Título do Artigo

RECURSOS HUMANOS E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO: uma análise bibliométrica
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Diversidade
Pessoas com Deficiência
Bibliometria

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - Adriana Cássia Papa
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Iamila Maria Prado Resende
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
3 - Simone Costa Nunes
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós-graduação em Administração
4 - Amyra Moyzes Sarsur
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - PPGA - PUC Minas

Reumo

A diversidade, no âmbito das empresas, vem ganhando projeção, seja por pressões de organismos internacionais ou de movimentos sociais. Não obstante o aparato legal da Constituição Brasileira, por meio da Lei de Cotas nº 8.213/1991, para inclusão de pessoas com deficiência, pesquisas apontam que ainda não há um reconhecimento da importância desse processo no universo laboral e sociedade. O estudo explora a produção científica sobre a temática, por meio de um estudo bibliométrico, destacando a relação entre as áreas de Recursos Humanos (RH) e seu papel na inclusão no mercado de trabalho.
A inclusão das pessoas com deficiência no mercado laboral passa por diversos fatores restritivos, ampliando a relevância de estudos que supram a lacuna sobre esse tema. Assim, o objetivo da pesquisa foi mapear a produção científica, em periódicos nacionais, sobre as práticas de Recursos Humanos para a inclusão, tendo como objetivos específicos: pesquisar a incidência de artigos em base de dados de relevância nacional; qualificar as referências bibliográficas a partir de dados sobre data de publicação, autoria e fontes; e identificar categorias de conteúdos explorados nas referências.
A bibliometria “é uma ferramenta por meio da qual o estado da ciência e da tecnologia podem ser observados mediante investigação da produção da literatura científica, em um certo nível de especialização” (OKUBO,1997, p.6), sendo um método que utiliza documentos formais para avaliar a tipologia, quantidade e qualidade das fontes de informação citadas em pesquisas (OKUBO, 1997). Por sua vez, Piñero (1972), afirma que a bibliometria objetiva analisar a extensão, o crescimento e a distribuição da literatura científica. O caráter quantitativo é uma característica marcante da pesquisa bibliométrica.
A busca inicial apresentou um total de 12.953 produções publicadas. A partir deste resultado foi inserido o filtro para produções em português e se chegou a 5.768 resultados. A etapa seguinte utilizou novos filtros de exclusão (explicitados no artigo), chegando a 39, que compuseram o corpus da amostra. Tais publicações foram analisadas em relação a: período de publicação (concentração e expansão), tipos de periódicos, e perfil de autores. O mapeamento temático (NVivo) constatou concentração de resultados nos termos Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência; e Inclusão e Recursos Humanos.
Percebe-se que, embora o ano de 2018 tenha sido de baixa publicação, é possível verificar crescimento ao longo dos anos de 2009 a 2017, indicando fortalecimento da temática no campo da pesquisa científica. Por outro lado, este crescimento ainda pode ser considerado baixo, quando comparado à relevância do tema para as organizações e para a sociedade em geral. Em relação às fontes de produções, há pulverização de publicações em periódicos de naturezas e áreas diversas. E também de autores, ainda que haja dois deles com maior incidência de produção como autor ou co-autor.
CARVALHO-FREITAS, M.N.; MARQUES, A. Formas de ver as pessoas com deficiência: um estudo empírico do construto de concepções de deficiência em situações de trabalho. RAM, v.11, n.3, 2010. FIGUEIREDO, N.M. Biblioteconomia e bibliometria. In:Tópicos Modernos em Biblioteconomia. Brasília: ABDF, 1977. OKUBO, Y. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples. Paris: OECD STI Working Papers,1997. REZENDE, M.G. et al. Crenças, atitudes e práticas dos profissionais de recursos humanos diante do cumprimento da lei de cotas. Revista Interação em Psicologia, v.19, n.1, 201.