Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO DE CASOS DE EMPRESAS DO SETOR ELÉTRICO NO BRASIL
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Palavras Chave

Educação Corporativa
Competências
Sustentabilidade

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Clara Aparecida Castro de Moraz
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Nações Unidas
2 - Marisa Pereira Eboli
FACULDADE FIA DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS (FFIA) - Nações Unidas

Reumo

Para muitas organizações a sustentabilidade se tornou uma questão estratégica, um fator que lhes confere vantagem competitiva. Sendo assim, é papel da empresa desenvolver em seus colaboradores competências capazes de sustentar tal estratégia, e, para que esse objetivo seja atingido surge um agente importante: a Educação Corporativa. Cabe destacar que o setor elétrico se destaca por sua estreita relação com a sustentabilidade. Nota-se a importância de identificar se os SECs do setor criam soluções educacionais eficazes no alinhamento e desenvolvimento de competências para sustentabilidade.
A partir das reflexões sobre o papel da Educação Corporativa nas empresas, que visa à criação de soluções educacionais que desenvolvam competências estratégicas para a organização, definiu-se como objetivo geral deste trabalho: identificar se, e como, as Universidades Corporativas de empresas do setor elétrico no Brasil, signatárias do Pacto Global, desenvolvem competências individuais para garantir uma estratégia bem-sucedida de sustentabilidade organizacional. Deste modo, para que seja alcançado tal objetivo, também foram definidos cinco objetivos específicos.
Neste tópico é apresentada brevemente a teoria que deu sustentação à elaboração deste trabalho, isto é, o conteúdo que possibilitou analisar e justificar o tema proposto no problema inicial. Para tanto, foi feito um levantamento e revisão da literatura com foco nos temas: gestão por competências, educação corporativa e sustentabilidade organizacional. Assim, buscou-se apresentar o conceito de competência e suas correntes, o papel da Educação Corporativa no desenvolvimento de competências, a sustentabilidade como estratégia, bem como mapear as competências individuais para a sustentabilidade.
Esta pesquisa é classificada como básica, exploratória e descritiva. Como procedimentos técnicos foram utilizados: pesquisa bibliográfica, estudo de casos múltiplos e entrevista com especialistas. A fim de maximizar a relevância da pesquisa, para a seleção dos especialistas e das Universidades Corporativas estudadas, definiram-se critérios objetivos. As estratégias de análise utilizadas foram a técnica da síntese cruzada de casos e a adoção de proposições teóricas.
A análise foi estruturada de acordo com cada objetivo proposto pelo trabalho e analisada considerando a teoria. Deste modo, resumidamente, os blocos de análise apresentam, respectivamente: a investigação quanto a sustentabilidade como estratégica para as empresas do setor do elétrico; o levantamento das competências individuais para a sustentabilidade; as soluções de ensino-aprendizagem voltadas à sustentabilidade na EC; a avaliação do resultado obtido no desenvolvimento das competências; e, a percepção dos colaboradores/usuários sobre desenvolvimento das competências para a sustentabilidade.
Todas as proposições definidas no estudo foram atendidas, total ou parcialmente. Ou seja, a sustentabilidade é vista como estratégica pelas organizações; as soluções educacionais das empresas estudadas estão alinhadas as estratégias organizacionais; e, a maioria das Universidades Corporativas dessas empresas desenvolvem competências individuais para a sustentabilidade. Para a última proposição, constatou-se que o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade não é atribuição exclusiva da área de EC, isso pode variar a depender do modelo organizacional de cada empresa.
Foram utilizadas como referências artigos e livros sobre os três temas abordados – educação corporativa, gestão por competências e sustentabilidade - sendo os principais autores consultados: Belinky, Bonn&Fisher, Dutra, Eboli, Edwards, Elkington, Fleury&Fleury, Hirsh&Glasser, Le Boterf, Meister, ONU, Pacto Global – Rede Brasil, Prahalad&Hamel, Silveira, Zarifian e WBCSD.