1 - Edivan Alexandre Ferreira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
2 - Beatriz Gondim Matos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Curso de Administração
3 - Halana Adelino Brandão UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
Reumo
O consumo colaborativo é um sistema que estimula o compartilhamento de bens tangíveis e intangíveis entre pessoas. Entre os diversos serviços proporcionados pelo consumo colaborativo, este estudo terá como foco o estilo de vida com ênfase nos usuários do CouchSurfing, pois identificou-se que não existe uma base teórica para justificar o porquê das características estilo de vida estarem associadas a esta temática. Assim, a pesquisa buscou compreender o estilo de vida dos anfitriões da plataforma CouchSurfing na cidade de Juazeiro do Norte.
O trabalho colabora com a temática, trazendo discussões sobre o estilo de vida com a perspectiva do compartilhamento. Portanto, a pesquisa busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como se dão os aspectos de estilo de vida em anfitriões do CouchSurfing na cidade de Juazeiro do Norte?
A fundamentação teórica deste artigo consiste na apresentação dos conceitos de consumo colaborativo e estilo de vida. Logo, para o referencial teórico sobre consumo colaborativo é evidenciado os principais autores da área como Belk (2007;2010) e Botsman e Rogers (2011). Em relação a definição de estilo de vida, tem-se como base, autores da área de marketing com alusão a Plummer (1974), com o conceito de estilo de vida baseado em atividades, interesses e opiniões (AIO).
O artigo evidencia os principais conceitos sobre estilo de vida e consumo colaborativo. A discussão dos resultados está baseado sobre o conceito de Plummer (1974), sobre estilo de vida. Os achados evidenciam que o estilo de vida das pessoas que utilizam a plataforma é parecido. E que estão baseados na busca de experiências únicas.
Como achados têm-se a compreensão dos anfitriões da Região do Cariri sobre seu estilo de vida, onde os mesmos buscam ter um estilo de vida baseado em novas vivências. O interesse pela plataforma como meio de se obter experiências torna-se um fator relevante, pois a plataforma permite o compartilhamento de realidades diferentes.
BELK, R. Sharing. Journal of Consumer Research, v. 36, n. 5, p. 715–734, 2010.
BOTSMAN, R.; ROGERS, R. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011.
PLUMMER, J. T. Life of concept and application style segmentation. Journal of Marketing, v. 38, n. 1, p. 33–37, 1974.
RODAS VERA, L. A.; GOSLING, M. D. S. Economia compartilhada no turismo: uma discussão teórica sobre o consumo colaborativo e o compartilhamento. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 10, n. 1, p. 226-251, 2017.