Resumo

Título do Artigo

ESTILO DE VIDA DOS ANFITRIÕES DE UMA PLATAFORMA DE CONSUMO COLABORATIVO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Consumo Colaborativo
Estilo de Vida
CouchSurfing

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Edivan Alexandre Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
2 - Beatriz Gondim Matos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Curso de Administração
3 - Halana Adelino Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte

Reumo

O consumo colaborativo é um sistema que estimula o compartilhamento de bens tangíveis e intangíveis entre pessoas. Entre os diversos serviços proporcionados pelo consumo colaborativo, este estudo terá como foco o estilo de vida com ênfase nos usuários do CouchSurfing, pois identificou-se que não existe uma base teórica para justificar o porquê das características estilo de vida estarem associadas a esta temática. Assim, a pesquisa buscou compreender o estilo de vida dos anfitriões da plataforma CouchSurfing na cidade de Juazeiro do Norte.
O trabalho colabora com a temática, trazendo discussões sobre o estilo de vida com a perspectiva do compartilhamento. Portanto, a pesquisa busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: Como se dão os aspectos de estilo de vida em anfitriões do CouchSurfing na cidade de Juazeiro do Norte?
A fundamentação teórica deste artigo consiste na apresentação dos conceitos de consumo colaborativo e estilo de vida. Logo, para o referencial teórico sobre consumo colaborativo é evidenciado os principais autores da área como Belk (2007;2010) e Botsman e Rogers (2011). Em relação a definição de estilo de vida, tem-se como base, autores da área de marketing com alusão a Plummer (1974), com o conceito de estilo de vida baseado em atividades, interesses e opiniões (AIO).
O artigo evidencia os principais conceitos sobre estilo de vida e consumo colaborativo. A discussão dos resultados está baseado sobre o conceito de Plummer (1974), sobre estilo de vida. Os achados evidenciam que o estilo de vida das pessoas que utilizam a plataforma é parecido. E que estão baseados na busca de experiências únicas.
Como achados têm-se a compreensão dos anfitriões da Região do Cariri sobre seu estilo de vida, onde os mesmos buscam ter um estilo de vida baseado em novas vivências. O interesse pela plataforma como meio de se obter experiências torna-se um fator relevante, pois a plataforma permite o compartilhamento de realidades diferentes.
BELK, R. Sharing. Journal of Consumer Research, v. 36, n. 5, p. 715–734, 2010. BOTSMAN, R.; ROGERS, R. O que é meu é seu: como o consumo colaborativo vai mudar nosso mundo. Porto Alegre: Bookman, 2011. PLUMMER, J. T. Life of concept and application style segmentation. Journal of Marketing, v. 38, n. 1, p. 33–37, 1974. RODAS VERA, L. A.; GOSLING, M. D. S. Economia compartilhada no turismo: uma discussão teórica sobre o consumo colaborativo e o compartilhamento. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 10, n. 1, p. 226-251, 2017.