Resumo

Título do Artigo

Readability ou Quantidade de Informação: O Efeito Predominante nos Relatórios Financeiros das Companhias Abertas Listadas na B3
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Palavras Chave

Readability
Governança
Relatórios

Área

Finanças

Tema

Contabilidade

Autores

Nome
1 - Lyss Paula de Oliveira
FUCAPE Business School - vitoria
2 - Fabio Motoki
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitoria

Reumo

Os relatórios financeiros são usados para suprir necessidades de informações dos investidores (FRANCO, ET AL, 2015). O mercado financeiro tende a ter menor reação às informações que não são extraídas facilmente nas divulgações (LI, 2008). Um maior nível de readability pode diminuir o custo de aquisição da informação e o tempo que os investidores levam para compreender os relatórios por eles estarem mais concisos (FRANCO, ET AL, 2015). Contudo, existem situações em que as empresas priorizam divulgar uma quantidade maior de informações, promovendo a delonga dos relatórios (LI, 2008).
O Comitê de Orientação para Divulgação de Informação ao Mercado (2016) teceu críticas ao conteúdo apresentado pelas companhias brasileiras nas notas explicativas, por haver informações incoerente, insignificantes, irrelevantes e sem valor contributivo aos interessados. Diante do exposto a pesquisa visa evidenciar: As companhias abertas brasileiras listadas na B3 tem divulgado relatórios financeiros com maior nível de readability ou maior quantidade de informação? Sendo objetivo do estudo explorar a relação entre readability ou quantidade de informação dos relatórios financeiros das empresas co
Os participantes do mercado geralmente reagem bem às notícias positivas incorporada nas divulgações. Já as reações às notícias ruins são mais atenuadas em virtude da fraca readability, muitas vezes ocasionada pela extensão do relatório (FRANCO, ET AL, 2015). À medida que as complicações das informações dos relatórios vão crescendo, os custos do investidor para obter a informação cresce (LI, 2008). A compreensão dos relatórios envolve a necessidade da notícia ser transmitida de forma clara e objetiva.
A amostra é formada pelas empresas listadas na B3 (análise de 2010 a 2016). Algumas informações foram extraídas na base de dados da Economática, especialmente os controles, e outras informações dos Relatório da Administração e Notas Explicativas. O estudo é um teste empírico que mede o efeito predominante nos relatórios das empresas brasileiras do segmento de governança corporativa, readability ou quantidade de informação.
Os resultados evidenciam que as empresas do estudo não divulgam relatório da administração e notas explicativas com melhor nível de readability e sim com maior quantidade de informação divulgada. Uma maior quantidade de informação aumenta o tempo dos interessados na sua captação, sendo preciso entender se os usuários interessados estão dispostos a acessá-la quando ela é obtida de forma mais demorada e custosa, caso contrário o nível de investimento pode desacelerar.
Os resultados indicam que as empresas do estudo estão apresentando relatório da administração e notas explicativas mais extensas, em razão de aumentarem o conteúdo informacional, efeito dominante nos testes. Essas empresas não estão melhorando a readability, pois se estivessem, apresentariam relatórios mais concisos. A divulgação de conteúdo informacional tem sido superior a relação de readability.
FRANCO, G.; HOPE, O.; VYAS, D.; ZHOU, Y. Analyst Report Readability. Contemporary Accounting Research. v. 32, n. 1, p. 76-104, 2015. LEE, Y. The Effect of Quarterly Report Readability on Information Efficiency of Stock Prices. Contemporary Accounting Research. v. 29, n. 4 p. 1.137-1.170, 2012. LI, F. Annual Report Readability, Current Earnings and Earnings Persistence. Journal of Accounting & Economics. v. 45, p. 221-247, 2008. SHEHATA, N. F. The Status and Determinants of Corporate Governance Disclosure: The case of the Gulf Countries. The Journal of Developing Areas. v. 51, n. 4, p. 157-165.