Resumo

Título do Artigo

A RELEVÂNCIA DO RELATO INTEGRADO PARA O MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Relato integrado
Modelo de Negócios
Mercado Acionário

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desempenho Social Corporativo (CSP)

Autores

Nome
1 - Elivania Leal Ribeiro
-
2 - Valcemiro Nossa
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitoria

Reumo

As informações evidenciadas pela contabilidade servem de base para tomada de decisão, sejam elas financeiras ou não. Durante algum tempo as informações não financeiras, por serem apresentadas de forma separada das demonstrações contábeis, dificultavam o entendimento dos analistas (Eccles e Spiesshofer, 2015; Rodrigues, Morais e Ribeiro, 2017) e como evolução nos relatórios corporativos surgiu o Relato Integrado com a proposta de mais interação entre as informações (Abreu et al., 2016).
Diante de poucas evidências empíricas acerca dos benefícios do RI este artigo tem como objetivo examinar sua relevância para o mercado acionário brasileiro.
O RI é “um processo baseado em pensamento integrado, que resulta em um relatório integrado periódico por uma organização sobre a geração de valor ao longo do tempo e as respectivas comunicações sobre aspectos da geração de valor” (IIRC, 2014).Dessa forma sumariza a informação divulgada assegurando aos investidores e usuários, a qualidade do conteúdo presente em nos relatórios. A melhoria do nível de alinhamento de relatórios integrados com a estrutura proposta pelo IIRC está associada a uma diminuição do custo de capital e de retorno de mercados (Zhou, Simnett e Green, 2017).
Foi analisada a relevância do RI para o mercado acionário brasileiro, utilizando-se como fundamentação o Modelo de Ohlson (1995), incluindo-se a variável Relato Integrado e Modelo de Negócios. A metodologia adotada foi análise de regressão utilizando-se de dados relativos ao preço das ações, divulgados nas Demonstrações de Resultado e Balanço Patrimonial no período de 2013 a 2017, de companhias brasileiras listadas na B3, inclusive as empresas participantes do Programa Piloto IIRC, obtidos mediante acesso aos sites das empresas participantes e Economática®.
Os resultados encontrados indicam que existe relação negativa e significante entre Relato Integrado e o retorno de ações, enquanto apontam insignificância entre Modelo de Negócios e retorno de ações, os quais coincidem com o estudo de Zhou, Simnett e Green (2017) quando afirmam que a variável RI é importante para o mercado de capitais uma vez que explicam o retorno da ação.
Diante dos resultados há indícios de que o relato traz informações para a tomada de decisões pelos acionistas e investidores. Uma possível falta de conhecimento dos conceitos básicos acerca do assunto, pode levar a pouca utilização do RI como métrica para avaliação de empresa. Isso não muda a perspectiva de uma maior adesão do RI pelas empresas brasileiras em um futuro próximo.
ABREU, A.C.S. et al. Governança Corporativa na Estrutura Conceitual do Relato Integrado: Divulgação das Empresas Brasileiras Participantes do Projeto Piloto. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade. v. 6. n. 2, p. 31-49, Mai/ago. 2016. ECCLES, R.G.; SPIESSHOFER, B. Integrated Reporting for a Re-Imagined Capitalism. Harvard Business School Working Paper. n. 16-032, September 2015. INTERNATIONAL INTEGRATED REPORTING COUNCIL (IIRC). Integrated Reporting in Brazil, 2014. ZHOU, S.; SIMNETT, R.; GREEN, W. Does Integrated Reporting Matter to the Capital Market? ABACUS, v. 53, n. 1, 2017.