Resumo

Título do Artigo

COMPREENDENDO A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICAS DE CONSUMO DE ALIMENTOS E OBESIDADE
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Palavras Chave

Consumo de Alimentos
Teoria de Práticas
Obesidade

Área

Marketing

Tema

Consumo e Materialismo

Autores

Nome
1 - Marluce Dantas de Freitas Lodi
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Costa Azul
2 - João Felipe Rammelt Sauerbronn
-

Reumo

Nos últimos anos, o excesso de peso e a obesidade se transformaram em uma epidemia global que atinge mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo (OMS, 2004). Esta epidemia, no entanto, parece relacionada às práticas de consumo de alimentos. A opção teórico-epistemológica utilizada foi a Teoria de Prática que muda o foco do consumidor individual para os aspectos coletivos de consumo. É uma pesquisa com perspectiva transformativa do consumidor que visa a qualidade de vida do consumidor, baseada na Pesquisa-Ação.
O excesso de peso e a obesidade se transformaram em uma epidemia global que atinge mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo (WHO, 2004) o que representa uma grande ameaça para a saúde pública. Existem inúmeras falhas na oferta, no consumo ou no padrão de utilização dos alimentos relacionado à diversos fatores que possibilitam a existência de problemas que afetam a saúde da população (PNAN, 2003). Portanto, o objetivo deste trabalho é: explorar e compreender como as práticas de consumo de alimentos estão relacionadas à obesidade.
Aborda questões associadas ao corpo, à obesidade e o consumo de alimentos, a qual oferece uma visada crítica a respeito do entendimento do corpo na sociedade de consumo, apresenta a Pesquisa Transformativa do Consumidor e os pressupostos teórico-epistemológicos da Teoria de Prática que define a forma de olhar o objeto de pesquisa e nos oferece um quadro teórico-analítico baseado em seus componentes.
O trabalho se posiciona alinhado ao paradigma interpretativo. Dentro das possibilidades dessa abordagem, a Pesquisa-ação foi adequada para embasar esta pesquisa, por permitir a aproximação e interferência do pesquisador sobre uma prática social de consumo que pode ser prejudicial ao consumidor. Foram realizadas observações participantes e entrevistas em profundidade junto a membros de três grupos de apoio a pessoas com transtornos alimentares.
Ao procurar entender a relação entre consumo de alimentos e obesidade foi possível identificar quatro tipologias de práticas: Prática Alimentar para Nutrir, Prática Alimentar para Estética, Prática Alimentar para o Prazer e Prática Alimentar Utilitária. Estas tipologias bem como suas inter-relações podem variar de acordo com a orientação sociocultural de cada indivíduo ou de grupos de indivíduos. Ao realizar esta descrição foi possível entender que o indivíduo negocia, recruta suas práticas, consome produtos e serviços diante de uma série de situações, de um conjunto de circunstâncias.
Foi possível identificar que nos grupos de apoio os participantes são estimulados a desenvolver sua capacidade de agência perante os estímulos externos do mercado. A busca por um grupo de apoio pode ativar o senso de reflexividade proporcionando mudança de comportamento alimentar. Também foi possível identificar três situações que levaram os participantes a buscarem e ou permanecerem nos grupos de apoio: (i) Emagrecimento, (ii) Saúde e e (iii) Apoio Emocional/Socialização.
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