Resumo

Título do Artigo

A GESTÃO DE MUDANÇAS NO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA
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Palavras Chave

Transformação Digital
Gestão de Mudanças
Resistência a Mudança

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Maria Paula Novakoski Perides
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
2 - Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
3 - Liliana Vasconcellos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

O mundo está vivendo o início da quarta revolução industrial, que se baseia na revolução digital e traz grandes desafios e oportunidades para as empresas e seus líderes. Para se adaptar a este novo cenário, as organizações tradicionais estão investindo pesadamente em Transformação Digital. No entanto, este processo implica tanto em mudanças organizacionais como culturais, e transformações desta natureza costumam gerar resistência na maior parte dos profissionais envolvidos. Preparar-se adequadamente para engajar os profissionais nesta jornada é um processo essencial para o seu sucesso.
O maior desafio da Transformação Digital não é a tecnológico. Por causar mudanças profundas na forma de trabalho da organização, torna-se necessário preparar os profissionais, capacitando-os e motivando-os a participar do processo de mudança. Assim, o objetivo desse artigo consiste em analisar as ações de Gestão de Mudanças relacionadas à implantação da Transformação Digital, bem como os resultados alcançados por essas ações até o momento, na filial brasileira de uma empresa multinacional do setor financeiro que iniciou este processo em 2013.
São abordados os principais conceitos associados à Transformação Digital e à grande mudança, tanto tecnológica como cultural que este processo causa nas organizações. Em seguida é tratada a Gestão de Mudanças, com destaque para o gerenciamento da resistência às mudanças por parte dos profissionais envolvidos. Logo após, são identificados na literatura alguns dos fatores mais importantes, que devem ser gerenciados adequadamente, para minimizar a possibilidade de fracasso e aumentar a aceitação do processo de mudança dentro das organizações.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. A estratégia adotada é o estudo de caso único. A escolha da empresa como objeto único de estudo se deu devido à adequação da realidade da organização com o objetivo desta pesquisa. Quanto à coleta de dados, foram utilizados dados primários e secundários. A principal fonte de dados foi a secundária, devido à riqueza do material pesquisado. Os dados primários foram oriundos de três entrevistas semiestruturadas sendo duas com o superintendente responsável pela área de Transformação Digital no Brasil e uma com o atual gerente de Cultura.
São detalhados a estratégia, a estrutura e o processo de Transformação Digital que está em andamento na empresa estudada, bem como as ações que estão sendo executadas para incentivar a aceitação e o engajamento dos profissionais no processo de mudança. Em seguida estas ações são relacionadas com os fatores identificados na literatura e seus resultados analisados individualmente para um dos fatores. Por fim são analisados os critérios de sucesso considerados pelos entrevistados.
Fica claro, a partir do caso apresentado, o quanto é relevante a preocupação com o engajamento e com o processo de transformação da cultura organizacional, para que a Transformação Digital seja bem-sucedida .Com as ações adotadas, a empresa conseguiu endereçar satisfatoriamente os fatores críticos para mudanças organizacionais encontrados na literatura e considerados neste estudo e tem conseguido êxito em reduzir as resistências, e gerar engajamento para o processo de Transformação Digital, podendo servir como inspiração para outras organizações em processo similar.
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