Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DAS PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL SOBRE OS RECURSOS INTANGÍVEIS DAS EMPRESAS
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Palavras Chave

Legitimidade
Reputação
Inovação

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Maria Salvelina Marques Lourenço
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Campus Sobral
2 - José Milton de Sousa-Filho
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPGA

Reumo

Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um tema relevante, pelos benefícios que pode trazer para as empresas e para a sociedade. A Grendene, indústria de calçados com sede social em Sobral-CE., desenvolve um conjunto de iniciativas que visam a atender as expectativas da sociedade, procurando estabelecer boas relações com seus stakeholders, bem como prevenindo ou reduzindo os seus impactos no ambiente natural, sendo, assim, um lócus adequado para pesquisas sobre RSE.
Os estudos que tratam da relação entre RSE e desempenho financeiro demonstram resultados contraditórios. É possível que tais resultados sejam decorrentes da desconsideração dos efeitos da RSE sobre os recursos intangíveis. Esperando contribuir para aprofundar o entendimento dos efeitos da RSE, este estudo busca resposta para a seguinte indagação: como as práticas de RSE influenciam os recursos intangíveis das empresas? Para responder essa questão, este trabalho tem o objetivo de entender como as práticas de RSE da Grendene influenciam a legitimidade, reputação e inovação dessa empresa.
Um dos motivos que levam ao envolvimento em RSE é a possibilidade de auferir algum benefício com esse envolvimento (AGUINIS; GLAVAS, 2012; BURKE; LOGSDON, 1996). Estudos fundamentados na RBV sublinham a importância dos recursos intangíveis como determinantes do desempenho financeiro superior (BARNEY, 1991). Práticas de RSE podem desenvolver recursos intangíveis como legitimidade (HART, 1995) reputação e inovação (SURROCA; TRIBÓ; WADDOCK, 2010). Este trabalho analisa a influência da RSE sobre a legitimidade, reputação e inovação.
Esta pesquisa classifica-se como qualitativa, na modalidade estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e de documentos da empresa estudada. As entrevistas foram realizadas no período de 24/01/2017 a 05/06/2017. Foram entrevistadas 11 pessoas que têm conhecimento, tomam decisão ou participam das práticas de RSE da Grendene. Os dados foram analisados com o uso da análise de conteúdo. A análise temática, a codificação e a classificação dos dados foram realizadas de acordo com os conceitos, categorias e elementos utilizados na literatura sobre o tema.
Os resultados sugerem que as práticas de RSE da Grendene influenciam positivamente a legitimidade, reputação e inovação dessa empresa. Constatou-se também que legitimidade e inovação podem contribuir para a reputação. Legitimidade atende ao requisito institucional da reputação, enquanto a inovação atende ao requisito estratégico ou instrumental. Ao contribuir para a melhoria da produtividade, manutenção da empresa no mercado e conquista de outros mercados, a inovação poderá proporcionar melhoria no desempenho financeiro, o requisito instrumental da reputação.
Conclui-se que: a) reputação tanto pode ser consequência direta da RSE, como indireta, nesse caso mediada pela legitimidade e inovação; b) reputação tanto pode ser causa de desempenho financeiro superior, como consequência; c) RSE pode ser fonte direta de legitimidade, reputação e inovação; d) RSE pode ser fonte indireta de desempenho financeiro superior, com mediação da legitimidade, reputação e inovação. Além de reforçar resultados de estudos anteriores sobre os efeitos da RSE, este estudo contribui para aprofundar o entendimento sobre reputação.
AGUINIS, H.; GLAVAS, A. What we know and don't know about corporate social responsibility: a review and research agenda. Journal of Management, p. 1-37, mar. 2012. BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 99-120, 1991. HART, S. L. A natural-resource-based view of the firm. Academy of Management Review, v. 20, n. 4, p. 986-1014, 1995. SURROCA, J.; TRIBÓ, J. A.; WADDOCK, S. Corporate responsibility and financial performance: the role of intangible resources. Strategic Management Journal, v. 31, p. 463-490, 2010.