Resumo

Título do Artigo

IMPACTO DO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO SOBRE A TAXA DE CRESCIMENTO ECONÔMICO: ANÁLISE ENTRE GRUPOS DE PAÍSES MEMBROS DA CEPAL E DA OCDE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

crescimento
demografia
envelhecimento

Área

Administração Pública

Tema

Promoção da Eficiência, Otimização de Processos e de Recursos Públicos

Autores

Nome
1 - Lícia Laura Craveiro de Souza Queiroz
FUCAPE Business School - Rio de Janeiro
2 - Newton Paulo Bueno
-

Reumo

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial (Tafner & Giambiagi, 2010, Giambiagi, 2017). Segundo Nagarajan, Teixeira e Silva (2016) muitos fatores contribuem para esse fenômeno, mas a literatura ainda carece de informações que permitam entender perfeitamente como isso afeta o crescimento econômico das nações.
A pesquisa mostra-se relevante tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos, uma vez que o impacto do envelhecimento pode ocasionar desequilíbrio nas finanças administradas pelos governos. O objetivo deste trabalho é apontar o impacto do envelhecimento da população sobre a taxa de crescimento econômico.
O envelhecimento populacional em andamento nos países desenvolvidos poderá trazer amplas implicações econômicas (Bloom et al., 2010 como citado em Berk & Weil, 2015). Por outro lado, o século XX foi marcado em grande parte por ampliação nos padrões de vida em parte do mundo (Fernald & Jones, 2014). De acordo com Jones (2002), as modificações no ritmo de crescimento populacional implicarão adiante no crescimento per capita de longo prazo, pois, cada vez que se amplia o número de indivíduos, cresce também o número de pesquisadores, e, por conseguinte, amplia-se o estoque de ideias.
A pesquisa, quanto aos fins, revestiu-se como explicativa e, quantos aos meios, como análise de dados em painel (Vergara, 2000). Como recomendado pela literatura estudou-se o efeito do envelhecimento populacional, principal variável independente, proporção de pessoas com mais de 65 anos, e seu impacto negativo no crescimento do Produto Interno Bruto real, variável dependente no modelo (Nagarajan et al., 2016). A amostra de dados foi composta por 53 países: 19 pertencentes à CEPAL e 34 à OCDE, no período de 2002 a 2014.
Os resultados dos modelos mostraram que em um cenário de envelhecimento populacional mundial, sem distinguir a qual bloco determinada nação estaria relacionada, o efeito é negativo e significativo sobre o crescimento da economia. Ao ser feita distinção entre os blocos de países, subdesenvolvidos e desenvolvidos, a variável envelhecimento populacional evidenciou no bloco OCDE efeito negativo e significativo do envelhecimento e sua influência sobre o crescimento do PIB. Em relação ao bloco CEPAL, ainda não se verificou efeito negativo no crescimento econômico nesses países.
Conclui-se que o envelhecimento populacional é aspecto relevante a ser tratado pela finanças públicas dos países, dado que pelos estudos apresentados o crescimento econômico sofre impacto com a diminuição da força de trabalho ano a ano, evidenciada pelo envelhecimento populacional. O período estudado, 2002 a 2014, foi um limitador da pesquisa, pois é necessário mais tempo para se identificar mudanças na pirâmide populacional.
Berk, J., & Weil, D.N. (2015). Old Teachers, old Ideas, and the effect of population aging on economic growth. American Economic Review: Papers & Proceedings, 69(4), 661-670. Fernald, J.G., & Jones, C.I. (2014). The Future of US Economic Growth. American Economic Review: Papers & Proceedings, 104(5), 44–49. Jones, C. I. (2002, March). Sources of U.S. Economic Growth in a World of Ideas. The American Economic Review. Nagarajan, N.R., Teixeira, A.A.C., & Silva, S. (2013). The impact of an ageing population on economic growth: an exploratory review of the main mechanisms.