Resumo

Título do Artigo

COMO DESCREVER UM PROFESSOR EXEMPLAR? PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Qualidade de ensino
qualidade docente
Administração de Empresas

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Larissa Kvitko
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - doutorado em administração e ciências contábeis
2 - Graziela dos Santos Bento
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Campus 1
3 - Luciano Castro de Carvalho
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Blumenau

Reumo

Em cursos de graduação em Administração frequentemente defende-se a realização de atividades ou trabalhos em grupo que reflitam a realidade do trabalho nas organizações, colocam o estudante em uma situação mais ativa, exercitam a colaboração e a comunicação entre grupos, entre outros aspectos (TESTA; FRONZA; FREITAS, 2005).
Problema de pesquisa: dadas certas diferenças de perfil dos estudantes de administração e ciências contábeis, a percepção dos estudantes em relação ao conceito de um professor exemplar tende a ser diferente? O objetivo deste estudo é identificar como os estudantes dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis descrevem um bom professor, verificando se há diferença nas percepções destes alunos por curso.
Lowman (2004), inspirado pelas próprias observações de um grupo de 25 professores exemplares em Instituições de Ensino Superior americanas, desenvolveu um modelo bidimensional de efetividade do ensino universitário. Segundo o autor, a qualidade do ensino está relacionada com a habilidade do professor em criar estímulo intelectual e empatia interpessoal com os estudantes – “espécies de emoção e relacionamento que os motivam a dar o melhor de si no trabalho”. As habilidades em gerar estímulo e em estabelecer relacionamento são relativamente independentes, segundo o autor.
A pesquisa foi caracterizada como descritiva de abordagem qualitativa, com uso de dados primários provindos de quatro grupos focais com seis estudantes cada, compostos por: um grupo do segundo período e um grupo do oitavo período de administração; um grupo do segundo período e outro do oitavo período de ciências contábeis. A coleta de dados ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina, em abril de 2019. O método utilizado para a análise de dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Os dados obtidos foram inseridos no software para análise de dados qualitativos Atlas TI v. 7.
Os grupos focais permitiram que os estudantes se expressassem abertamente, com suas próprias palavras, sobre as características de um professor exemplar. O debate gerou uma fonte rica de dados, ao deixar os participantes determinarem quais características são mais relevantes para eles, e complementarem suas ideias, concordâncias e discordâncias com exemplos ilustrativos. Da análise de conteúdo, emergiram diversas categorias: Atividade extra-classe, atualização, conhecimento, desperta interesse, didática, dúvidas, exigência, gosta do que faz, inovação, interação, motivação, entre outras,
A partir da análise do conteúdo gerado nos grupos focais, foi possível identificar que existem diferenças entre a percepção dos estudantes dos cursos de administração e ciências contábeis em relação às características de um professor exemplar. A capacidade de transmitir o conhecimento de forma clara (didática) é uma característica importante num professor exemplar para ambos os cursos.
ALVES, Allan Carlos; TEIXEIRA, Vânia Vilma Nunes; OLIVEIRA, Isla Glecia Vilar. Percepção dos Discentes do Curso de Graduação em Administração em Relação às Disciplinas da Área de Contabilidade. Revista Administração em Diálogo-RAD, v. 19, n. 3, p. 24-48, 2017. AMARAL, Leonardo Barbosa; DE RESENDE FREITAS, Adriana Gonçalves; PINHEIRO, Laura Edith Taboada. EPC438-Perfil que define um Professor Exemplar: Percepção dos Alunos da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis do Brasil. XII Encontro Anpcont 09 a 12/06 de 2018 João Pessoa – PB LOWMAN, Joseph. Dominando as técnicas de ensino.