Resumo

Título do Artigo

Avaliando a Lacuna Teórico-Prática em Sistemas de Treinamento: Proposta de uma Abordagem Macroanalítica a partir da Literatura de Gestão Estratégica de Pessoas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sistemas de Treinamento
Nível Macro-Organizacional
Gestão Estratégica de Pessoas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas

Autores

Nome
1 - Diogo Ribeiro da Fonseca
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - LUCIANA GRAZIANI BARBOSA DE ARAUJO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE
3 - Pedro Paulo Murce Meneses
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - FACE

Reumo

O campo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) desenvolveu um amplo arcabouço teórico-metodológico para o planejamento, execução e avaliação de ações de desenvolvimento de pessoas nas organizações. No entanto, a literatura menciona, recorrentemente, a existência de uma lacuna entre os modelos de TD&E e os processos vigentes nas organizações. Apontam-se aspectos do contexto organizacional, contingenciais à implementação da tecnologia de TD&E como uma das razões para essa lacuna, porém, sem tornar-se, ainda, objeto de investigação científica sistemática.
Tendo em vista o seu enfoque primordialmente microanalítico, o campo de TD&E, em geral, não investiga a diversidade dos sistemas de TD&E e seus possíveis determinantes contextuais. Nesse sentido, campos com enfoque macroanalítico como o de Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) podem apresentar abordagens complementares para análise de sistemas de treinamento. O presente ensaio teórico tem como objetivo propor uma abordagem macroanalítica do sistema de TD&E a partir do campo de GEP para consideração dos contextos organizacionais na explicação de lacunas teórico-práticas apontadas pela literatura.
O TD&E possui caráter estratégico e compreende um sistema integrado de processos para a aprendizagem orientada ao desempenho organizacional. A aplicação inadequada do TD&E se reflete em sistemas ineficientes e inconsistentes, denotando as lacunas teórico-práticas nas organizações. O campo de GEP compreende tais variações como decorrentes de fatores contextuais, apontando para aspectos macro-organizacionais como configurações e níveis de maturidade dos processos, relacionados a contingências e facilitadores para implementação de sistemas de gestão de pessoas com diferentes graus de efetividade.
A integração entre GEP e TD&E permite transpor tais pressupostos teóricos visando a concepção de uma abordagem macroanalítica e contextual do sistema de TD&E. Tal perspectiva ampliada envolve a análise de filosofias, objetivos e planos de TD&E, assim como da estrutura e recursos da respectiva unidade, sua interrelação com o ambiente interno e externo da organização, seus fatores antecedentes e resultados, em diferentes níveis. A concepção de modelos teóricos e processuais de TD&E correlatos à literatura de GEP fornece uma potencial agenda de pesquisa para o campo no nível macro-organizacional.
O campo de TD&E, para aproximar-se da realidade organizacional, deve considerar lacunas teórico-práticas como objeto de investigação, evitando a proliferação de práticas assistemáticas e modismos nas organizações. Ao abranger o nível macro-organizacional, especialmente por meio de pesquisas comparativas, podem se identificar padrões de variação dos sistemas de TD&E, explicações contextuais para sua implementação e seus efeitos na organização. Nesse sentido, a investigação das lacunas apresentadas e a integração teórica com outros campos são agendas de pesquisa promissoras para o campo de TD&E.
Tharenou, P., Saks, A. M., & Moore, C. (2007). A review and critique of research on training and organizational-level outcomes. Human Resource Management Review, 17(3), 251–273. Tkachenko, O., Hahn, H. J., & Peterson, S. L. (2017). Research–Practice Gap in Applied Fields: An Integrative Literature Review. Human Resource Development Review, 16(3), 235–262. Jackson, S. E., Schuler, R. S., & Jiang, K. (2014). An Aspirational Framework for Strategic Human Resource Management. Academy of Management Annals, 8(1), 1–56.