Resumo

Título do Artigo

TOMADA DE DECISÃO NA LIDERANÇA: EVOLUÇÃO E TENDÊNCIAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

liderança
tomada de decisão
bibliometria

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Kelly Cristiny Chinelato Sacramento
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA - São Paulo
2 - Cesar Nagano
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Instituto de Economia

Reumo

A tomada de decisão é uma das tarefas fundamentais da liderança, variando sua alçada conforme seu avanço na trilha de carreira e conforme se dá a estrutura de tomada de decisão da empresa. A tomada de decisão também é afetada pela influência política dessa liderança dentro da organização. Além disso outros aspectos como heurísticas e vieses, as emoções, a propensão/aversão ao risco, perfis mais intuitivo ou racional também são fatores que influenciam a tomada de decisão. Entretanto, a literatura diverge quanto ao impacto e importância de cada um desses fatores na tomada de decisão.
O principal objetivo dessa pesquisa é analisar a produção científica sobre liderança na tomada de decisão de 1974 a 2018, mapeando evolução e tendências da temática. Para tanto, a partir da base ISI Web of Science realizou-se uma análise bibliométrica de 1349 artigos, com a qual identificaram-se as expressões-chave, artigos, autores e periódicos mais relevantes sobre o tema, seguida de uma análise bibliográfica sobre os 20 artigos mais relevantes sem o viés temporal, avaliando a abordagem metodológica, os campos de estudo correlatos e as principais referências teóricas utilizadas.
Decisões são essenciais para o funcionamento das organizações e para a definição de suas estratégias e ações. Uma boa decisão precisa de forma lógica ser consistente com as informações, alternativas e valores trazidos ao problema. Os líderes são os principais responsáveis por tais decisões, como parte de suas funções emocionais e gerenciais. A revisão teórica envolveu os conceitos de liderança, evidenciando seus principais desafios referentes à tomada de decisão.
A análise sugere que a temática da liderança na tomada de decisão ainda não esteja consolidada, permitindo tanto a discussões teóricas e proposição de diferentes modelos, quanto à busca por evidências empíricas que os sustentem. Pôde-se identificar ainda que “Decision-Making” cresce como arcabouço teórico para estudos sobre liderança na última década. A análise aponta ainda que os estudos indicam uma tendência para campos de estudo ligados à gestão de equipes, desenvolvimento de modelos e analise de performance.
Diante desse desafio, o objetivo dessa pesquisa é Como resultados verificou-se que o papel da liderança na tomada de decisão é um assunto de crescente interesse na literatura e que ainda há espaço para debate e desenvolvimento teórico: o baixo número de artigos publicados por cada autor, a dispersão das citações e de temas relacionados indica que não há consenso sobre um modelo ideal. Concluiu-se que a literatura indica uma tendência para campos de estudo ligados à gestão de equipes e liderança transacional, construção e validação de modelos e à busca por ganhos de performance.
Turner & Müller, 2005; Charam, 2000; Blenko et al., 2010; Eisenhardt & Bourgeois, 1988; Goleman et al., 2002; Dulewicz & Higgs, 2003; Ruas et al., 2005; Mills et al., 2002; Javidan, 1988; Ruas, 2001; Fleury & Fleury, 2001; Zarifian, 2001; Dulewicz & Higgs, 2003; McNamme & Celona, 2007; Tversky & Kahneman, 1981; Blenko et al., 2010; Guedes & Borschiver, 2005