Resumo

Título do Artigo

COM QUE LANCHA EU VOU? O caso do passeio na Ilha da Restinga
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Palavras Chave

Marketing
Economia criativa
Ecoturismo

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - YURI LIMEIRA MAGALHÃES
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campo I
2 - Diana Lúcia Teixeira de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA/DA

Reumo

O caso trata do passeio na Ilha de Restinga, propriedade particular desde 1969, que, por iniciativa de 2 irmãos Limeira, foi transformado em negócio a partir de 2011. O caso discorre sobre como isso aconteceu, quais as mudanças estruturais foram feitas na Ilha e quais estratégias foram utilizadas para elaborar o passeio, com base na valorização do território e no impacto positivo para os stakeholders, e no conceito de economia criativa e ecoturismo. Por fim, é apresentada a problemática da dificuldade de demanda para o passeio e o dilema acerca da sua manutenção ou do seu encerramento.
O caso tem como objetivo solicitar do aluno uma análise sobre as estratégias de marketing utilizadas em um contexto de economia criativa. Ainda, objetiva contribuir para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades relacionadas a decisões sobre marketing estratégico, especificamente fundamentadas nos preceitos da economia criativa, que pressupõe a valorização da criatividade, da cultura local e do impacto positivo para os diversos stakeholders. Por fim, esperamos que o aluno possa desenvolver competências de avaliação e elaboração de estratégias de marketing para melhoria organizacional.
O caso para ensino retrata uma história real que se baseou, principalmente, no relato do protagonista Yuri, também autor do trabalho. Além disso, foram utilizados dados primários a partir de entrevistas semiestruturadas com os envolvidos. Também, ao final de 2018, foi realizada uma visita ao local juntamente com Evelina e Pedro. Como fonte de dados secundários, foram utilizados documentos públicos disponíveis como relatórios governamentais e cartilhas do SEBRAE.
O caso pode ser aplicado em disciplinas das áreas de Marketing, Marketing Turístico, Economia Criativa e Administração Empreendedora, dos cursos de Administração e Turismo, preferencialmente. Tem indicação para ser utilizado em cursos de graduação, podendo também ser analisado por cursos de pós-graduação lato sensu.
ASHTON, M.S.G.,TOMAZZONI, E.L.; EMMENDOERFER,M.L. Elementos para a validação de cidades criativas como destinos turísticos competitivos. TURyDES, v. 6, n. 17, p. 1-16, 2014. KOTLER, P.; KELLER, K.L.Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012. RODRIGUES, G.A. As comunidades criativas, o turismo e a cultura. Dos Algarves, n. 17, p. 11-18, 2008. UNESCO. Creative economy: report 2008. Nova York: United Nation, 2008. UNESCO. Creative economy: report 2010. Nova York: United Nation, 2010. URDAN, F.T.; URDAN, A.T. Gestão do composto de marketing. São Paulo: Atlas, 2013.