Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE CARREIRA DE INFLUENCIADORES DIGITAIS DO NORTE DO BRASIL
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Palavras Chave

Carreira
Influenciador digital
Marketing

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - Sarah Nascimento Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - Cadecon
2 - DAIANE TRETTO DA ROCHA
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3 - Ibsen Mateus Bittencourt Santana Pinto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) - Faculdade de economia, administração e contabilidade - FEAC
4 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) - Departamento de Administração
5 - Luis Cláudio de Jesus Silva
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Reumo

As mídias sociais acarretaram mudanças para a sociedade como um todo. Essas inovações se apresentam como autocomunicação de massa, na qual cria-se um conteúdo de forma individual, mas com a potencialidade de alcançar uma imensa quantidade de pessoas. Essa novidade afeta também as organizações, oportunizando as empresas novas estratégias de marketing. Diante disso, destaca-se o surgimento do influenciador digital. Este profissional tornou-se um dos principais aliados às estratégias de marketing. Estes indivíduos passaram a encarar essa função de influenciador como uma profissão genuína.
Problema: Como os influenciadores digitais estão gerenciando sua carreira? Este trabalho tem como objetivo principal: compreender a gestão de carreira realizada pelos influenciadores digitais. Para atingir o objetivo geral, foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1- Conhecer a evolução e mudanças do marketing na era digital; 2- Entender o que os levou a optar por esta carreira; 3- Descrever as ações realizadas pelos influenciadores digitais para gerenciar suas carreiras.
Com a revolução tecnológica, novas profissões têm surgido, dentre elas encontra-se o influenciador digital. Indivíduo que se destaca nas redes sociais. A carreira do digital influencer pode ser associada à chamada carreira portfólio, na qual o indivíduo trabalha com diversas atividades simultaneamente utilizando várias zonas de expertise individual (SILVA; TESSAROLO, 2016). Entende-se que carreira não se trata de algo linear, mas sim uma sequência de acontecimentos, etapas e mudanças (DUTRA, 2002).
Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Neste trabalho, realizou-se um estudo de caso múltiplo. A pesquisa de campo foi realizada com catorzes indivíduos, todos influenciadores digitais, sendo dois representantes de cada estado da região norte. O questionário foi aplicado no mês de outubro de 2018 e possuía 35 perguntas.
O critério ‘afinidade’ foi o primeiro atrativo, o segundo foi oportunidade, os atrativos financeiros ficaram em terceiro no momento da escolha pela profissão. Todos os respondentes afirmaram fazer planejamento e traçar objetivos profissionais. As ações praticadas para desenvolver a carreira indicou que 78,57% realiza a autoavaliação. Quanto às metas profissionais, 64,29% afirmam ser a abrangência de mercado a principal, 21,43% aumentar o número de contratos, 7,14% a quantidade de seguidores e 7,14% o alcance de determinadas marcas.
Os dados obtidos mostram ser uma carreira nova, uma vez que a pouco tempo tornou-se uma possibilidade de profissão, principalmente a nível da região norte do Brasil. Os indivíduos buscam crescimento e reconhecimento, mesmo que a consolidação como profissional ainda seja um desafio. Outro ponto identificado foi o interesse demonstrado por parte dos entrevistados em se aperfeiçoar na profissão.
DUTRA, Joel Souza. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. GINZBERG, Eli. Towards a Theory of Occupational Choice. In: Hitchcock, William; Mabry, Kemp Norris. Reading in Guidance. New York: MSS Educational Pub. Co, 1971. P.74-77. KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0 [recurso eletrônico]; tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. SILVA, Rodrigo Cunha da. et al. Carreiras: novas ou tradicionais? Um estudo com profissionais brasileiros. Revista de Carreiras e Pessoas, São Paulo, v. 02, n. 01, p.19-39, jan./abr. 2012.