Resumo

Título do Artigo

QUAIS SÃO AS MOTIVAÇÕES PROFISSIONAIS DA GERAÇÃO Y?
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Palavras Chave

Gerações
Geração Y
Motivação

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

Autores

Nome
1 - Marcelo Villas Boas Martins Costa
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Tamboré
2 - Miriam Rodrigues
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

As empresas vêm encontrando cada vez mais desafios para a busca de novos talentos, e procuram, constantemente, as melhores formas de encontrar, engajar e reter profissionais. Neste processo, percebe-se como natural que a atenção das organizações se volte para as novas gerações, que trazem com eles a expectativa de algo novo. Neste sentido, a presente pesquisa se propõe a entender de uma forma mais aprofundada a realidade da geração Y no Brasil e quais são os fatores motivacionais que fazem com que os indivíduos pertencentes a esta geração sigam no mercado de trabalho.
O problema de pesquisa que norteou este estudo foi: Quais são as motivações profissionais dos profissionais da geração Y? Como objetivo geral, depreende-se que o mesmo consiste em identificar e analisar quais são as motivações dos profissionais da geração Y e como objetivos específicos: a) identificar as motivações para a escolha de sua carreira; b) identificar e analisar a motivação com o momento profissional atual dos entrevistados e c) identificar as motivações para o futuro profissional.
A geração Y pode ser definida como uma geração individualista e que busca o reconhecimento no que faz. Possui grande consciência social e defende todos os aspectos de diversidade. São motivados por desafios, desde que os mesmos promovam o seu desenvolvimento (BLASCO ET AL, 2016). Bergamini (1986) observa que o termo motivação passou ser interpretado de diferentes formas, com diversos significados diferentes. A autora lembra que as duas principais crenças de como motivar as pessoas são de forma extrínseca e de forma intrínseca.
Optou-se pela pesquisa exploratória de caráter qualitativo, com objetivo de identificar quais as motivações de profissionais da geração Y de uma empresa que atua no segmento de varejo de vestuário, localizada na cidade de Barueri/SP. Os dados foram coletados mediante a utilização de entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram 15 profissionais pertencentes à geração Y, tendo sido a facilidade de acesso o critério utilizado. Foi realizada análise de conteúdo mediante categorias definidas a priori, em conformidade com Bardin (2011).
Foi possível identificar que as características motivacionais para o mercado de trabalho dos indivíduos da geração Y estão fortemente vinculadas à sensação de liberdade e proximidade com suas habilidades e valores.
Percebeu-se, que os profissionais dessa geração não possuem nenhum vínculo motivacional com a organização em que atuam. O principal compromisso profissional que eles possuem são com eles mesmos, logo, eles buscam, direta ou indiretamente, fatores motivacionais que estejam adequados com suas crenças e valores.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BERGAMINI, Cecília Whitaker. O que não é motivação. Revista de Administração. Vol. 21. No 4. p. 3-8. 1986. BLASCO, C.; BASSO JUNIOR, E.; BRAMBILLA, F.; KRUEL, A. As expectativas da geração y em relação ao mercado de trabalho. Revista Brasileira de Gestão e Inovação. Vol. .4, No.1, Set./Dez., 2016, p. 1-18. VELOSO, Elza Fátima Rosa; DUTRA, Joel Souza; NAKATA, Lina Eiko. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações y, x e baby boomers. Revista de Gestão. Vol 23. No 2. São Paulo: 2016. p. 88-98.