Resumo

Título do Artigo

Universidade e Cidade: O Processo de Integração da Universidade Latino-Americana no Território de Fronteira
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão Pública Universitária
Campus Universitário
Universidade versus Cidade

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Ivor Prolo
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING - ESPM
2 - Manolita Correia Lima
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - PMDGI - São Paulo

Reumo

Este artigo tem por objetivo mapear as formas de integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA no município fronteiriço de Foz do Iguaçu, por meio de identidades compartilhadas e das relações de pertencimento construídas por seus segmentos internos.
As questões norteadoras da pesquisa são: Quais são as identidades compartilhadas e as relações de pertencimento construídas pelos segmentos internos (estudantes, professores e técnicos) a partir dos espaços físicos da universidade? Como a universidade se integrou à cidade?
As lentes teóricas que contribuirão para a elaboração dos instrumentos de coleta e que iluminarão o exercício de interpretação dos dados discutem território, campus universitário, identidade compartilhada e relações de pertencimento.
A tradição qualitativa fundamenta a pesquisa e os espaços físicos utilizados pela universidade representam o ponto inicial da pesquisa. Os dados empíricos são oriundos de entrevistas individuais e em grupo (semi-roteirizadas) realizadas com os segmentos internos (estudantes, professores e técnicos-educacionais). A interpretação dos dados está fundamentada na grounded inquiry. O marco temporal compreende o período de 2010 a 2017.
Os principais achados estão centralizados em três categorias. Elas retratam a forma pela qual a UNILA se constituiu em relação à cidade – Estranhamentos no Território, Construção Identitária e Relações de Pertencimento.
A principal contribuição vai ao encontro da formação dessa universidade integracionista internacional e de suas relações com a cidade em que está instalada, considerando que, a atuação da missão da universidade – de integração regional internacional – pode se contradizer com os interesses locais e nacionais.
BUFFA, E.; PINTO, G. D. A. O território da universidade brasileira: o modelo de câmpus. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 67, 2016. GIOIA, D. A.; CORLEY, K. G.; HAMILTON, A. L. Seeking qualitative rigor in inductive research: Notes on the Gioia methodology. Organizational research methods, v. 16, n. 1, p. 15-31, 2012. MAHLER, C. R. Territórios universitários: tempos, espaços, formas. 2015. 304 f. (Tese em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, Brasília. SANTOS, M. Território, Globalização e Fragmentação. São Paulo: Huncitec, 1994.