Resumo

Título do Artigo

USO DA COMUNICAÇÃO EM MÍDIA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE IMPULSIONAMENTO DE EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
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Palavras Chave

economia solidária
PRODESOL
Instagram

Área

Marketing

Tema

Redes, mídias sociais e meios digitais

Autores

Nome
1 - Fernanda de Fátima Silva
FACULDADE UNA DE CONTAGEM (FUNAC) - Contagem
2 - Daniela Viegas da Costa-Nascimento
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
3 - Agnaldo Rolim de Moura
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Reumo

A Economia Solidária se desenvolve em padrões de economia diferentes do sistema economicista. Nesta abordagem, os empreendedores desenvolvem seus negócios numa perspectiva libertadora, com autogestão, solidariedade e cooperação utilizando alternativas peculiares para produzir, vender e comprar produtos que satisfaçam as necessidades humanas. O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada no projeto de extensão Programa de Desenvolvimento da Economia Solidária (PRODESOL) da Faculdade UNA Contagem/Minas Gerais, que tem como objetivo o desenvolvimento de empreendimentos solidários.
A ES observada como um meio de sobrevivência e um novo modelo de gestão em resposta às crises que afetam toda a população, é proposto um estudo da inserção do Instagram neste meio de produção, uma vez que por ser antiga, mas agora que está entrando em debate no cotidiano, precisa ser ainda mais difundida, alcançada e entendida pela sociedade, mostrando-se um modelo que possa ser autossustentável, inovador e lucrativo. A intenção é descobrir a importância do uso do Instagram, uma vez que a ES poderá ter a contribuição da ferramenta, no intuito de acompanhar tendências, tecnologia e informações.
A Economia Solidária vai além do caráter utilitarista das relações de trabalho convencionais, pois é marcada por laços afetivos e envolta em relações de proximidade que ultrapassam o universo produtivo. Quanto a sua propagação e crescimento, a ES, segundo Singer revela que “a forma mais provável de crescimento da Economia Solidária será continuar integrando mercados em que compete tanto com empresas capitalistas como com outros modos de produção, do próprio país e de outros países” (SINGER, 2002, p.120).
Por meio de abordagem qualitativa foram levantadas informações acerca do conhecimento dos alunos sobre os empreendimentos da ES, entrevistas informais junto aos empreendedores, vivências em seminários e atividades de venda junto aos empreendedores. A pesquisa ocorreu de abril a junho de 2019. Os alunos entrevistados frequentam a faculdade UNA de Contagem, com um recorte de todos os semestres e cursos. Os empreendedores os quais os pesquisadores mantiveram contato e participaram das vivências foram todos aqueles componentes do PRODESOL.
Com a página de Instagram já em uso, foi possível analisar vários fatores que são importantes para o desenvolvimento de uma página com conteúdo que atraia os usuários da rede. Foi ensinado aos empreendedores, através das práticas educativas, várias opções de interações que agora os empreendedores terão através da página no Instagram. Com os ganhos proporcionados com o uso correto da rede social, os empreendedores têm em mãos uma ferramenta para ultrapassar barreiras físicas, acompanhar tendências, tecnologia e informações, e causarem impactos positivos e significativos em seus negócios.
Abordando as práticas educativas da ES que acontecem em projetos como este, oferecendo desenvolvimento, conhecimento e capacitação aos empreendedores e alunos, foi possível desenvolver dentro da sala de aula, em coletividade, uma metodologia de estudo para que a proposta desse trabalho acontecesse de fato. O projeto contou com três fases: 1ª fase foi explicar aos empreendedores como é importante se inserir em redes sociais; 2ª fase foi a demonstração e treinamento de como funciona o Instagram; e a 3ª fase foi a efetiva criação do Instagram e suas práticas na Economia Solidária.
CASTELLS, M. Fim do milênio: a era da informação: economia, sociedade e cultura. v.3.São Paulo: Paz e Terra.1999. DOWBOR, Ladislau. A reprodução social – Política econômica e social: os desafios do Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. 1º ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2002.