Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA COMMONKADS PARA IDENTIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA COOPERATIVA DE CRÉDIT
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão do Conhecimento
Sistema de Gestão do Conteúdo
Cooperativa de Crédito

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Geison Rolf Rezende
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - GUARAPUAVA
2 - Gislaine Maier Antoneli
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Administração

Reumo

As organizações contemporâneas têm enfrentado grandes desafios em transformar o conhecimento em ativo financeiro que lhe agregue valor. Este tipo de ativo é difícil de mensurar, não expressam valores monetários, mas, trazem vantagens competitivas para elas. Fundamental para sua sobrevivência, a gestão do conhecimento (GC) tem recebido bastante atenção nas organizações. Com a evolução dos processos, desenvolvimento acelerado do mercado e a alta competitividade, a retenção, difusão ou o compartilhamento do conhecimento leva as organizações a refletirem cada vez mais sobre a sua importância.
O presente artigo apresenta como objetivo a aplicação da metodologia CommonKADS (SCHREIBER et. al. 2002) no desenvolvimento das atividades operacionais ligadas a contratação de operações de crédito rural, em uma instituição financeira. Para isso, ela foi aplicada em uma Cooperativa de Crédito, localizada na região centro sul do estado do Paraná. Através da utilização desta metodologia, o estudo buscou entender e compreender como é gerido o conhecimento nesta instituição e buscar compreender como é feita a disseminação deste conhecimento interno a organização.
Como ativo intangível, o conhecimento tem se tornado um importante instrumento de vantagem competitiva das organizações. Stewart (1998) descreve o conhecimento como um ativo intangível que representa o capital intelectual de uma organização. A gestão do conhecimento é considerada uma vantagem competitiva sustentável e de difícil imitação, ela está enraizada nos indivíduos das organizações, e não em recursos físicos, que são facilmente imitáveis pelos concorrentes (QUINN; BARUCH; ZIEN; 1997) e menos flexíveis para reagir às incertezas do ambiente (THOMKE; REINSTEIN, 1998).
O CommonKads possui um conjunto preestabelecido de modelos em forma de planilhas, onde que cada um foca em um aspecto específico. Elas fornecem uma visão ampla e geral do contexto analisado. Para se atingir os objetivos deste estudo, foi utilizou-se a metodologia commonKADS para verificação do conhecimento na Cooperativa de Crédito. Em complemento, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas como forma de coleta de dados.
Com base no resultado da pesquisa, obtido através das entrevistas e das planilhas do commonkads, dentre os instrumentos de gestão do conhecimento elucidado por Keyes (2006), sugeriu-se para aplicação nesta Cooperativa o sistema de gestão do conteúdo. Este tipo de sistema tem como propósito gerenciar os materiais e conteúdos utilizados nas atividades diárias de uma organização. Neste sistema sugerido, foram inseridas algumas propostas fundamentadas nos resultados da pesquisa que auxiliariam a Cooperativa na gestão de seu conhecimento interno.
Como base nos materiais coletados, nota-se que a grande dificuldade dos colaboradores está no início das suas atividades na Cooperativa. Diante do exposto, foi proposto um sistema de gestão de conteúdo. Este material seria composto com as principais informações básicas para contratação de crédito rural, o passo a passo com as descrições de cada etapa e a disponibilização do sistema de forma ágil e atualizada. Entende-se que com isso, grande parte das dúvidas dos colaboradores inerentes as atividades estariam inseridas no material, facilitando assim o seu desenvolvimento.