Resumo

Título do Artigo

INTEGRAÇÃO LOGÍSTICA NA INDÚSTRIA 4.0: Importância e Perspectivas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Logística 4.0
Indústria 4.0
Cadeia de Valor

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - RAILSON MARQUES GARCEZ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - SÃO LUÍS
2 - THEREZINHA CERQUEIRA RIBEIRO DE MATOS
-

Reumo

Intensas e frequentes avanços tecnológicos tem impactado sobremaneira a Logística Empresaria promovendo verdadeiras transformações. A velocidade destas transformações, causam evolução e revolução nos processos organizacionais, tanto em termos de hardware como de software, mas, principalmente, pelo crescimento das exigências cada vez mais diferentes dos clientes que buscam soluções cada vez mais rápidas.Ou seja, a velocidade de interpretação da demanda, do processo produtivo e da entrega dos bens e serviços devem satisfazer leadtimes ainda menores em tempos de cliente 4.0.
Em meio a esse cenário de transformações capitaneados pelas evoluções e revoluções advindas da manufatura avançada,o processo logístico ganha importância na corrida de mercado para alcançar elevados de níveis de serviço e garantir uma vantagem competitiva sustentável frente aos concorrentes. Assim, pretende-se encontrar respostas para o seguinte questionamento: Qual a importância e quais são as perspectivas da Integração Logística na Indústria 4.0? O objetivo do artigo é analisar a relação de integração entre logística e indústria 4.0 no processo de entrega de valor ao mercado.
A indústria 4.0 e a transformação digital advinda com esta tem gerado um forte impacto nas organizações, tanto em questão de dimensão humana, evoluções tecnológicas, que podem se refletir em softwares e hardwares, bem como em disrupções na logística e consequentemente na cadeia de suprimentos – SCM (SANTOS, 2018). A ideia por trás do termo “Logística 4.0” é justamente se apropriar das novas tecnologias para tornar a logística uma fonte de vantagem competitiva, mas sobretudo como vencer desafios, em termos de Brasil, para ser mais eficiente, mais rápida e menos custosa para as organizações.
A inovação contínua é fator primordial de competitividade e gera produtos e serviços também inovadores. O resultado dos processos inovadores é, muitas vezes, a única forma de uma organização atuar com alta performance e obter sobrevivência e participação importante no mercado. A cooperação interna e externa, associada às novas ferramentas e inovações tecnológicas que vem disruptando o processo e o setor logístico, promovem um rol de benefícios que auxiliam no crescimento organizacional e na obtenção de vantagem competitiva sustentável apoiada em tecnologias da revolução 4.0.
É indiscutível o impacto que a indústria 4.0 vem causando no mundo com reflexos principalmente no surgimento de novos modelos de negócios mais alinhados às novas demandas econômicas, sociais e culturais. A revolução começa no cerne da produção, mas é consenso que os impactos não ficam restritos somente a esse núcleo organizacional, afinal, com uma maior competitividade, conectividade e cadeias cada vez maiores e complexas, os impactos são sentidos em todos os elos das cadeias de valor. Porém, apesar de eles existirem e serem reais, ainda são dissonantes, pois a tecnologia não chega para todos.
BLANCHET et al. Industry 4.0: The new industrial revolution How Europe will succeed. Think Act. Roland Berger: Munique, 2014. BERTAGLIA. Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Desafios para a indústria 4.0 no Brasil. Brasília: CNI, 2016. CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Oportunidades para a indústria 4.0: aspectos da demanda e oferta no Brasil. Brasília: CNI, 2017. SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.