Resumo

Título do Artigo

Impacto da internacionalização na distribuição de dividendos das empresas brasileiras
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Dividendos
Desempenho
Internacionalização

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Vitor Fonseca Machado Beling Dias
-
2 - Cristiano Augusto Borges Forti
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN - Faculdade de Gestão e Negócios
3 - Arthur Antonio Silva Rosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN

Reumo

Dentre os vários motivos que levam as empresas a se internacionalizar, um dos principais é a busca por um melhor desempenho e eficiência (Altaf & Shah, 2015; Duning 2000). Além disso, o desempenho influência diretamente a distribuição de dividendos das empresas, conforme Forti, Peixoto & Alves (2015) argumentaram em seu estudo. Considerando a escassez de estudos brasileiros a respeito da internacionalização e dividendos, este estudo visa preencher tal lacuna de pesquisa examinando a relação entre internacionalização e distribuição de dividendos pelas empresas brasileiras.
Problema de pesquisa :qual a relação entre o grau internacionalização e pagamento de dividendos das empresas brasileiras? Objetivos : verificar se existe um ponto ótimo de internacionalização que faz com que a empresa pague mais dividendos e, verificar se a interação entre internacionalização e desempenho modera positivamente a distribuição de dividendos das empresas.
No Brasil, estudos anteriores encontraram que a internacionalização tem efeito positivos no desempenho das empresas de capital aberto. Trabalhos anteriores mostraram também que o desempenho das empresas nacionais influenciam diretamente a distribuição de dividendos. Além disso, existem evidências que em períodos de crise, as empresas brasileiras internacionalizadas (emissoras de ADR) entregaram mais dividendos para seus acionistas comparadas com aquelas que não emitem tais títulos. Portanto o trabalho objetiva analisar a relação entre internacionalização e distribuição de dividendos.
Trabalho descritivo quantitativo, em que foi utilizada regressão linear múltipla com dados em painel (utilizando efeitos fixos), procedimentos executados no software Stata versão 14. Foram analisadas 320 empresas listadas na Bolsa de valores do período, o que gerou um total de 1.209 observações no período de 2010 a 2018.
Foi identificado que o efeito moderador da relação entre internacionalização e desempenho exerce papel positivo na distribuição de dividendos das empresas brasileiras. Além disso, foi encontrado também que a relação entre internacionalização e distribuição de dividendos das empresas brasileiras de capital aberto se dá em forma de U invertido, ou seja, existe um ponto ótimo em que a internacionalização impacta em maior distribuição de dividendos.
Os resultados confirmaram uma relação de U invertido entre internacionalização e distribuição de dividendos e um efeito positivo da moderação entre internacionalização e desempenho no pagamento de proventos pelas empresas. Isso permite inferir que as empresas brasileiras internacionalizadas possuem um ponto máximo com relação à distribuição de dividendos, além do que o fazem com certa frequência (baseado na teoria do smoothing e relevância), sendo também uma forma de sinalização ao mercado.
Lintner, J. (1956). Distribution of incomes of corporations among dividends, retained earnings, and taxes. The American Economic Review, 46(2), 97-113. Forti, C. A. B., Peixoto, F. M., & Alves, D. L. (2015). Determinant factors of dividend payments in brazil. Revista Contabilidade & Finanças, 26(68), 167-180. Cunha, P. F. D. (2016). A relação entre a internacionalização e o desempenho econômico de empresas brasileiras de capital aberto. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - 2016.