Resumo

Título do Artigo

A HÉLICE TRÍPLICE NA PROMOÇÃO DO ECOSSISTEMA DE EMPREENDEDORISMO DO IFRJ - CAMPUS ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Hélice Tríplice
Universidade empreendedora
Ecossistemas de empreendedorismo

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Juliano dos Santos Moreira
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Seropédica
2 - Thiago Borges Renault
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Historicamente é notório o papel da academia na geração e disseminação do conhecimento. Tal contexto demanda dessas instituições uma postura cada orientada ao ambiente externo na busca pela promoção do desenvolvimento sustentável, emergindo como agentes promotores de mudanças em seu meio de atuação. O estudo buscou verificar a existência de relação entre das ações de fomento ao empreendedorismo promovidas por uma instituição federal de ensino e o surgimento de um ecossistema de empreendedorismo tecnológico ainda incipiente, em uma localidade predominantemente rural na qual está localizada.
A presente pesquisa possui como objeto o IFRJ (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), Campus Engenheiro Paulo de Frontin (CEPF). Em contraste com a localidade predominantemente rural na qual o Campus está inserido, este possui uma gama de cursos voltados para área de informática. Observou-se no Campus uma mobilização estratégica partindo do modelo acadêmico tradicional para o modelo da universidade empreendedora proposto pela abordagem da Hélice Tríplice, com a emergência de empreendimentos discentes na área de tecnologia, em especial jogos digitais.
Verificou-se na localidade do Campus o surgimento de empreendimentos na área tecnológica, em especial em jogos digitais, por meio de grupos de desenvolvedores de jogos digitais e de produtos e serviços tecnológicos. Destaca-se a existência de ações promovidas pelo Campus no fomento ao empreendedorismo acadêmico o que demandou a verificação da existência de relação destas ações com o surgimento do um ambiente de empreendedorismo na localidade. Tal ambiente apresenta aspectos de um ecossistema de empreendedorismo tecnológico, ainda incipiente, na localidade rural do Campus está localizado.
O estudo em questão propõe um estudo de caso exploratório único, no qual existe pouco conhecimento acumulado e sistematizado, onde utilizou-se o processo descrito por Eisenhardt (1989). Deste modo, a pergunta de pesquisa pode ser definida como: Existe relação entre as ações de fomento ao empreendedorismo promovidas pelo CEPF e o ambiente de empreendedorismo tecnológico que emerge na localidade? Foram realizadas ao todo 25 entrevistas com o objetivo de levantar e estabelecer a relação entre as ações de fomento ao empreendedorismo promovidas pelo CEPF e o ambiente de empreendedorismo emergente.
Os resultados obtidos na pesquisa foram capazes de corroborar com as suposições iniciais quanto à existência de relação entre as ações de fomento ao empreendedorismo acadêmico no Campus e a emergência de um ambiente de empreendedorismo tecnológico na localidade do Campus. Os relacionamentos que surgem entre o empreendedorismo acadêmico e o ambiente externo à academia promovem a formação de um ambiente com aspectos de um ecossistema de empreendedorismo ainda incipiente na localidade centrado no CEPF. Este ambiente é capaz de promover a atração de atores externos à localidade rural do Campus.
A pesquisa permitiu o levantamento de ações de fomento ao empreendedorismo acadêmico promovidas na academia e que possuem relação direta com o surgimento de um ambiente com aspectos de um ecossistema de empreendedorismo incipiente na localidade predominantemente rural na qual o Campus está localizado. Também foi capaz apresentar uma descrição das características iniciais deste ambiente e o primeiro panorama geral de descrição do ecossistema estudado, seus pontos fortes e oportunidades. Também foi capaz de apresentar os relacionamentos trilaterais da hélice tríplice em sua dinâmica U-I-G.