Resumo

Título do Artigo

ECONOMIA COMPARTILHADA E AS NOVAS RELAÇÕES DE TRABALHO: UM ESTUDO DA MOTIVAÇÃO DE MOTORISTAS AUTÔNOMOS POR APLICATIVO
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Palavras Chave

Economia Compartilhada
Motivação
Aplicativos de Transporte

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Camila Oliveira da Silva
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Campus Osasco
2 - Nildes Raimunda Pitombo Leite
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - Campus Osasco

Reumo

O início do século XXI está marcado por mudanças na sociedade, impulsionadas pelo desenvolvimento das TICs e pelas crises geradas pelo hiperconsumismo e o apego a posses promovidos pelo capitalismo tradicional. Nesse ínterim, surge a “economia compartilhada”. O rápido crescimento dessa nova modalidade de negócios e de trabalho ressalta a necessidade de estudos voltados ao tema. Este estudo propõe uma investigação da motivação de indivíduos atuantes nesse modelo, sendo trabalhados os conceitos de fatores higiênicos e motivacionais propostos por Herzberg (1959).
Questão de pesquisa: Como se dá a motivação de prestadores de serviço de transporte por aplicativos sob a ótica da economia compartilhada? Objetivo geral: analisar a motivação de motoristas autônomos por aplicativos na região metropolitana de São Paulo. Objetivos específicos: identificar o perfil demográfico de motoristas autônomos por aplicativos; identificar os fatores higiênicos e motivacionais de motoristas autônomos por aplicativo e identificar o fenômeno da economia compartilhada nos aspectos higiênicos e motivacionais de motoristas autônomos por aplicativo.
Segundo Chase (2015), Gansky (2011) e Botsman e Rogers (2011), a economia compartilhada é uma alternativa para a superação de crises. Foi aqui definida como: modelo de consumo e prestação de serviço intermediado por empresas que fornecem as plataformas digitais e possibilitam a conexão de ofertas de pessoas autônomas. Seus princípios: a capacidade ociosa, as TICs, o interesse comum, o relacionamento de confiança e a sustentabilidade. Sobre a motivação Herzberg (1959) propôs a divisão entre: fatores higiênicos, relacionados à não insatisfação e fatores motivacionais, relacionados à satisfação.
Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, com abordagem qualitativa, método fenomenológico e a survey de experiência como estratégia de pesquisa. O nível de análise proposto é individual, com levantamento de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e em profundidade. Na análise de dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo.
É apresentado o perfil demográfico dos participantes. Em seguida, as informações qualitativas são trazidas em duas categorias: a Economia Compartilhada e os Aspectos Higiênico-Motivacionais. A categoria Economia Compartilhada, subdivide-se em: Capacidade Ociosa, Sustentabilidade, Interesse Comum, Confiança entre desconhecidos e TICs. Da segunda categoria derivam duas subcategorias: Fatores Higiênicos e Fatores Motivacionais. São apresentados a definição de motivação pelos entrevistados e aquilo que apontam como motivo para o exercício da profissão de motorista de aplicativos.
Existem convergências e divergências entre a prática e a teoria da economia compartilhada propostos a partir de Botsman e Rogers (2011), Gansky (2011) e Chase (2015), As características do modelo de economia compartilhada, que se apresenta como uma alternativa às crises econômico-financeiras e ambientais, transitam entre os fatores motivacionais e higiênicos promovendo, aos motoristas entrevistados, flexibilidade, autonomia e desenvolvimento de soft skills, contudo em jornadas de trabalho mais intensas do que no mercado tradicional e ausência de garantias trabalhistas.
BOTSMAN, R. ROGERS, R. O que é meu é cada vez mais seu: a ascensão da Economia Colaborativa. 2011. CHASE, R. Economia Compartilhada: como as pessoas e as plataformas estão inventando a economia colaborativa e reinventando o Capitalismo. GANSKY, L. Mesh: porque o futuro dos negócios é compartilhar. 2011. HERZBERG, F. The motivation to work. 1959.