Resumo

Título do Artigo

DISTÂNCIA CULTURAL E DESEMPENHO EM AQUISIÇÕES INTERNACIONAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Distância Cultural
Desempenho Pós-Aquisição
Capacidade Absortiva

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Stephanie Tonn Goulart Moura
Universidade Regional de Blumenau - FURB - PPGAd
2 - Christian Daniel Falaster
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGAd

Reumo

As assimetrias entre culturas nos negócios internacionais são uma temática que ainda apresenta resultados controversos, especialmente em contextos emergentes. Partindo de uma perspectiva da visão baseada no conhecimento quanto maior as diferenças entre as culturas dos países que negociam mais as empresas aprendem e criam valor para os investimentos. Compreender a interação das capacidades da firma neste processo amplia a análise do fenômeno.
Sob a perspectiva da visão baseada no conhecimento as assimetrias culturais são positivas para o aprendizado da organização e desencadeiam na criação de valor e posterior geração de riqueza. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar qual o efeito da distância cultural sobre o desempenho das aquisições internacionais quando existe a moderação da capacidade absortiva da firma.
Os efeitos da distância cultural sobre o desempenho das aquisições internacionais ainda refletem resultados divergentes e contraditórios na literatura, especialmente em contextos emergentes, compondo um enredo com potencial de pesquisa a ser explorado.
Este estudo assenta em uma pesquisa do tipo quantitativa. Em nossa amostra, as aquisições internacionais somaram-se 101 no total, entre os anos de 1995 e 2015, advindas de empresas brasileiras. Testes de regressão linear múltipla e de moderação foram aplicados sobre as hipóteses propostas.
Os resultados indicaram que a distância cultural afeta positivamente o desempenho financeiro da firma e que existe uma moderação positiva da capacidade absortiva sobre estes resultados.
Sugere-se que estudos futuros possam investigar como esta relação ocorre nas aquisições provenientes de economias desenvolvidas. Uma amostra maior de aquisições, com mais países de origem, pode constatar resultados diferentes e adicionar mais dados para a discussão do tema. Além disso, analisar diferentes aspectos culturais por meio da fragmentação do indicador de distância cultural, pode fornecer resultados mais específicos sobre a influência do contexto nas aquisições internacionais.
Cohen, W. M., & Levinthal, D. A. (1990). Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly, 35(1), 128. Sarala, R. M., & Vaara, E. (2010). Cultural differences, convergence, and crossvergence as explanations of knowledge transfer in international acquisitions. Journal of International Business Studies, 41(8), 1365–1390.