Resumo

Título do Artigo

Proposta de um modelo computacional para alocação de recursos humanos múltiplos em projetos de tecnologia da informação
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Resource-Constrained Project Scheduling Problem
Gestão de Projetos
Alocação de Recursos

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - Renato Penha
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Claudia Terezinha Kniess
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis
3 - José Romualdo da Costa Filho
FAISP - Faculdade Iterativa de São Paulo - Penha
4 - José Carmino Gomes Junior
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra funda
5 - Dante Minucci
IPT - Instituto de Pesquisas Técnológicas - Sao Paulo

Reumo

Estabelecido no cenário de gerenciamento de projetos, a restrição de alocação de recursos humanos nas atividades dos projetos dá origem ao tradicional problema denominado Resource-Constrained Project Scheduling Problem (RCPSP). O RCPSP é considerado um problema de programação combinatória, surgindo a partir da alocação de recursos humanos em múltiplos. O desafio está em estabelecer a melhor relação de alocação entre um recurso humano nas diversas atividades em um ambiente de múltiplos projetos, mediante às inúmeras restrições presentes nas empresas de diferentes setores.
Para melhor entender o impacto do RCPSP nos resultados dos projetos de TI, uma pesquisa do Standish Group International do ano de 2017 apresentou um relatório demonstrando que aproximadamente 53% dos projetos de TI nos Estados Unidos, entre 2015 e 2016, excederam os prazos e os custos. Outro resultado da pesquisa demonstrou que 31,1% dos projetos foram cancelados ou não chegaram a entregar algum tipo de produto. O objetivo deste trabalho é elaborar um modelo computacional baseado em arquitetura orientada a serviços no processo de alocação de recursos humanos em projetos de TI.
O RCPSP é considerado um problema conhecido de programação combinatória com origem na alocação de recursos humanos em atividades de projetos (Akers, 1956). O objetivo é minimizar o tempo total do projeto s em violar a precedência e a restrição dos recursos humanos (Mingozzi et al., 1998; Kadri & Boctor, 2018). Orientação a serviço advém de um conjunto distinto de preocupações e atividades para uso público além de contribuir para estabelecer a alocação de recursos humanos otimizada para minimizar o número de projetos com desvio de custo e prazo (Mueller et al., 2010; Penha et al., 2014).
Este estudo está estruturado sob a ótica da natureza exploratória e abordagem qualitativa. Foram realizadas pesquisas em base de dados acadêmicas e de patentes de domínio público. Para a pesquisa de patentes foi realizada a pesquisa tecnométrica. O objetivo foi selecionar possíveis modelos matemáticos para apoio ao tratamento ao RCPSP. De posse do modelo, foi desenvolvida uma função com o objetivo de efetuar a alocação de um determinado recurso humano disponível na organização, levando em consideração o menor custo e prazo. Para a validação do modelo será utilizada a técnica de Grupo Focal-GF.
Com o resultado das pesquisas bibliográficas e de patentes, foram selecionados o modelo proposto por Dantas Filho & Gomes (2015) e a patente de número JPH08315028. De posse do modelo matemático e da função objetivo, foi possível elaborar um modelo computacional para tratamento ao RCPSP. O modelo computacional proposto para esta pesquisa foi desenvolvido sob os padrões da arquitetura orientada a serviços e desenvolvido sob a plataforma Microsoft Visual Studio 2017, utilizando as linguagens de programação ASP NET MVC e Microsoft C#. O modelo proposto foi apresentado por gestores de projetos-GF.
O uso de um modelo computacional como ferramenta de apoio ao processo de alocação de recursos humanos em projetos de TI pode contribuir para minimizar os impactos provocados pelo RCPSP. O uso do modelo trará também possíveis contribuições para as técnicas de GP relacionadas à alocação de recursos, como o gráfico de Gantt, PERT e CPM. O modelo permitirá que a área de gestão de projetos passe a tratar seus recursos, não mais como limitados e únicos para cada projeto, mas de maneira mais ampla, em que o recurso está disponível para toda a organização e pode ser alocado no menor tempo possível.
Akers, S. B. (1956). A graphical approach to production scheduling problems. Oper. Res., 4(2), 244-245. Hartmann, S. (2015). Time-varying resource requirements and capacities. In Handbook on Project Management and Scheduling Vol. 1 (pp. 163-176). Springer, Cham. Kerzner, H. (2016). Gestão de Projetos-: As Melhores Práticas. Bookman Editora. Pressman, R., & Maxim, B. (2016). Engenharia de Software-8ª Edição. McGraw Hill Brasil. Project management institute [PMI]. (2017). Guide to the project Management body of knowledge - Sixth Edition. Project Management Institute, Pennsylvania USA.