Resumo

Título do Artigo

TRAJETÓRIA HISTÓRICA E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO DE UMA REFINARIA DE BAUXITA NO MARANHÃO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Impactos socioambientais
Responsabilidade social corporativa
Trajetória histórica

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - INACIO FERREIRA FAÇANHA NETO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Mestrado em Administração e Controladoria
2 - Josanne Cristina Ribeiro Ferreira Façanha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - Doutorado em Políticas Públicas
3 - Irlane Regina Moraes Novaes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Reumo

Por meio da abordagem histórica, verifica-se que, antes mesmo da instalação da refinaria em São Luís/MA, já existia a possibilidade de ocorrência de danos ambientais a região do Distrito Industrial, área onde está localizada, sendo que a “promessa” de geração, emprego, renda e desenvolvimento levaram ao governo do Estado do Maranhão a ignorar o risco e a permitir a implantação, concedenndo inclusive uma série de benefícios fiscais, como isenção de tributos e permissão para ocupação de terras devolutas.
Diante da problemática exposta, o objetivo geral do estudo é identificar por meio dos antecedentes históricos do processo de instalação da refinaria de minério ALUMAR no Maranhão, a conjuntura crítica, a persistência estrutural, os resultados da cooperação entre os governos federal e estadual para manutenção do funcionamento da empresa objeto do estudo, bem como os impactos socioambientais para a região do Distrito Industrial como resultado das atividades da refinaria em questão. Quais os impactos sociais e ambientais decorrentes do processo de instalação e operação da refinaria de minério?
Segundo Jamali et al. (2008), no cenário de pressão mundial pela busca da aplicação da RSC em seus negócios que cada vez mais as organizações têm recorrido as ONGs como importantes parceiros em sua busca por aumentar sua legitimidade diante das questões sociais e ambientais, e ampliar os impactos no domínio da RSE. Essas parcerias podem trazer uma série de benefícios para ambos os envolvidos, trazendo aspectos de inovação importantes para o mundo dos negócios (JAMALI et al., 2008).
A presente pesquisa tem por objetivo indicar a trajetória histórica da instalação e funcionamento da empresa ALUMAR em São Luís/MA, abordando as condições antecedentes, a conjuntura crítica, a persistência estrutural, a sequência reativa e os principais resultados alcançados. As condições antecedentes dizem respeito ao desenvolvimento do Projeto Consórcio ALUMAR, consistente em um complexo integrada de alumínio/ alumina, implantado na cidade de São Luís/MA, cuja construção se iniciou em 1980.
Conclui-se, portanto, que a refinaria de minério em questão não tem adotado práticas voltadas a responsabilidade social corporativa, uma vez que não se preocupa com os danos socioambientais decorrentes de suas atividades.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. INDICADORES ECÔNOMICOS E SOCIAIS: 2006/2015. São Luís: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2016. JAMALI, D; NEVILLE, B. (2011). Convergence Versus Divergence of CSR in Developing Countries: An Embedded Multi-Layered Institutional Lens. Journal of Business Ethics. doi:10.1007/s10551-011-0830-0. JAMALI, D.; MIRSHAK, R. Corporate Social Responsibility (CSR): Theory and Practice in a Developing Country Context. Journal of Business Ethics, v. 72, n. 3, p. 243-262, 2007.