Resumo

Título do Artigo

FINTECHS COMO NEGÓCIOS SOCIAIS: um estudo sobre as tensões organizacionais no ambiente financeiro
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Palavras Chave

Negócios Sociais
Tensões Organizacionais
Fintech

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Rodrigo Fadelli Peres Rodrigues
Centro Universitário da FEI-SP - São Paulo
2 - Edson Sadao Iizuka
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - campus SP

Reumo

As organizações se configuram como um ambiente de tensões diversas. Nos Negócios Sociais, a existência de uma missão social e de um objetivo de lucro tentando coexistir pode aumentar a possibilidade do aparecimento de tensões. Nesse contexto, o modelo teórico de Smith, Gonin e Besharov (2013) organiza em quatro as tensões existentes em Negócios Sociais: (i) performance; (ii) organização; (iii) pertencimento; (iv) aprendizado. A compreensão de como se configuram as possíveis tensões em Negócios Sociais é relevante para entender o funcionamento desse modelo organizacional.
A pesquisa tem como norte principal a seguinte pergunta de pesquisa: Como se configuram as possíveis tensões que ocorrem entre objetivos sociais e financeiros em Negócios Sociais que atuam no ambiente financeiro? Esta pesquisa tem como objetivo compreender como se configuram as tensões entre objetivos sociais e financeiros que podem ocorrer em negócios sociais que atuam no ambiente financeiro.
O aprofundamento no campo dos negócios sociais permitiu identificar que esse modelo organizacional enfrenta desafios ao tentar combinar em uma estrutura objetivos financeiros, sociais e, algumas vezes, também ambientais. A característica dos negócios sociais de manter lógicas distintas dentro de uma mesma organização favorece o aparecimento de tensões. Para organizar essas tensões, Smith, Gonin e Besharov (2013) desenvolveram um modelo teórico que divide em quatro dimensões as tensões existentes em negócios sociais: (i) performance; (ii) organização; (iii) pertencimento; (iv) aprendizado.
Foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando a metodologia de estudo de casos múltiplos para análise de dois negócios sociais que atuam no ambiente financeiro. Para a coleta das evidências utilizadas nas análises dos casos foram realizadas entrevistas com os empreendedores e pesquisa survey com os funcionários das organizações, além de observações diretas e análise de documentos.
As tensões organizacionais encontradas nos casos são diversas e isso, provavelmente, tem relação com o modelo de negócio adotado, o mercado e público-alvo de cada negócio, a cultura organizacional, entre outros fatores. Foram encontrados os quatro tipos de tensões nos casos analisados, ou seja, haviam elementos de tensões de pertencimento, organização, pertencimento e aprendizagem.
Os resultados encontrados na pesquisa trazem contribuições para o campo de estudo dos negócios sociais, pois ajudam a enriquecer a compreensão sobre as tensões existentes em negócios sociais, além de prover contribuições sobre negócios sociais que atuam no ambiente financeiro.
IIZUKA, E. S.; VARELA, C. A.; LARROUDÉ, E. R. A. Social business dilemmas in Brazil: SMITH, W. K.; LEWIS, M. W. Toward a theory of paradox: A dynamic equilibrium model of organizing. Academy of Management Review, v. 36, p. 381-403, 2011. SMITH, W. K.; GONIN, M.; BESHAROV, M. L. Managing social-business tensions: A review and research agenda for social enterprise. Business Ethics Quarterly, v. 23, n.3, p. 07-442, 2013.