Resumo

Título do Artigo

O IMPACTO DO MEGAEVENTO ROCK IN RIO NO TURISMO DO RIO DE JANEIRO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Mega evento
Rock In Rio
Turismo

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Luciana Sousa Coelho Marson
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - LAPA
2 - Josir Simeone Gomes
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Doutorado em Administração
3 - Diego de Oliveira da Cunha
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Lapa
4 - Jocemar Pereira marson
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Duque de Caxias

Reumo

A cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos tem recebido megaeventos que trouxeram mais notoriedade internacional à cidade. Dentre esses eventos estão o Rock in Rio, a Jornada Mundial da Juventude em 2013, as Olimpíadas 2014 e Copa do Mundo em 2016. Para se adequar aos eventos recebidos nos períodos supra relacionados a cidade tem aumentando o número de hotéis, investido na reestruturação dos transportes e das vias públicas, e privatizando a rodoviária e os aeroportos com o objetivo de trazer maior conforto para o turista que chega à cidade.
Devido ao número de participantes, e principalmente ao número de turistas nacionais e internacionais que chegam a cidade do Rio de Janeiro para participarem do evento, e na intenção de mensurar quais setores do turismo são atingidos de forma positiva durante a realização do evento na cidade, a pergunta que norteia esta pesquisa é : Como o Rock in Rio pode impactar o turismo na cidade do Rio de Janeiro? Objetivo -Analisar o impacto do turismo na cidade do Rio de Janeiro.
O turismo de eventos é um mercado muito procurado por pessoas que buscam conhecer determinado lugar aproveitando sua participação em eventos profissional, acadêmico ou mesmo de lazer ( RITCHIE, 1984).Segundo Coutinho & Coutinho (2001 apud Melo Neto, 2007) os eventos, relacionam-se a algo como comemoração, festa ou diversão. Além disto, é comum nos meios acadêmicos que esta atividade de produção seja vista, antes de mais nada como uma forma entretenimento.
Entre 2012 e 2013 houve um aumento de 15,70%, na taxa de ocupação dos hotéis enquanto que entre 2014 e 2015 esta diferença diminuiu para 10,1%. A diferença volta a aparecer em 2017 quando o índice de ocupação na hotelaria aumenta para 22% em relação ao ano de 2016. Como já especificado anteriormente, o público do evento em 2013 e 2017 atingiu a marca de 595 mil, e em 2017 o número aumentou para 700 mil, diferença de 105 mil participantes, o que consequentemente causou o aumento na procura de hospedagem na cidade.
Sabendo que o objetivo dessa pesquisa era verificar se os eventos do Rock in Rio impactaram o turismo na cidade do Rio de Janeiro, foi confirmada esta hipótese com os dados apresentados neste trabalho, e que este impacto ocorre de forma considerável em diversas áreas, tendo em vista que o produto turístico abrange atividades e serviços relacionados aos meios de hospedagem, alimentação, transporte, lazer e entretenimento.
COUTINHO, Hevellyn Pérola, COUTINHO Helen Rita Menezes.Turismo de eventos como alternativa para o problema da sanzonalidade turística.Revista Eletrônica Aboré - Publicação da Escola Superior de Artes e Turismo Edição 03/2007 ISSN 1980-6930. RITCHIE, B. 1999 . Mega events and Human Rights. In: Taylor, T(ed) How do you play the game. University of Tecnology.