Resumo

Título do Artigo

COMUNIDADES DE PRÁTICAS COMO REDES DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

COMUNIDADES DE PRÁTICAS
TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS
FATORES INTERVENIENTES

Área

Gestão da Inovação

Tema

Gestão do Conhecimento, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Autores

Nome
1 - Anderson Antônio de Lima
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - MEMORIAL
2 - Renato Telles
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - São Paulo - Higienópolis
3 - Edison Yoshihiro Hamaji
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus Conceição
4 - Wellington Dias de Oliveira
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianópolis

Reumo

Comunidades de práticas (CoPs) são alternativas de compartilhamento de competências e gestão do conhecimento organizacional (RIVERA, 2011). Lewis (2017) e Nistor et al. (2014) afirmam que em CoPs o engajamento mútuo é fundamental para a transferência de conhecimentos, já a informalidade é citada por Wilbert (2015) como uma característica das CoPs que permitem eficácia na transferência de conhecimentos. Por sua vez Hartung e Oliveira (2013) afirmam que o apoio das organizações é um atributo exclusivo das comunidades de práticas tornando o ambiente propício para a transferência de conhecimentos.
O problema de pesquisa é a ausência de modelo integrativo dos fatores intervenientes na transferência de conhecimento em CoPs. O objetivo deste estudo consiste em avançar na compreensão desse fenômeno por meio da identificação de fatores intervenientes na transferência de conhecimento em CoPs e proposição de um modelo teórico. Os objetivos específicos, são: elaborar inventário de proposições entre a relação do compartilhamento de competências e CoPs, baseados na literatura; apreciar conceitos sobre CoP como ambiente favorável na transferência e expansão de conhecimentos entre organizações.
Wilbert (2015) afirma que uma CoP é um grupo de pessoas que se reúnem de forma informal, com o objetivo de compartilharem conhecimentos sobre um interesse comum, discutir problemas comuns, visando aumentar a sua competência para resolver problemas que ocorrem no ambiente organizacional. Na visão deste autor os informalidade é uma característica exclusiva de CoPs que permite que este tipo de arranjo seja mais eficaz na transferência de conhecimentos. Lewis (2017) e Nistor et al. (2014) sugerem que o engajamento mútuo é o diferencial para propiciar eficácia na transferência de conhecimentos.
Este estudo pode ser classificado como pesquisa exploratória-descritiva (GIL, 2002), estratégia; estudo de caso único. Abordagem qualitativa (método indutivo) (MARCONI E LAKATOS, 2010), objeto de estudo selecionado: rede Intersel (CoP), sediada em Guarulhos - SP, com 44 membros que atuam na área de recursos humanos. Os Instrumentos de coleta de dados foram análise documental, observação não participante e entrevistas em profundidade. As entrevistas foram analisadas por meio de análise conteúdo e as evidências coligidas foram analisadas através da técnica de triangulação de dados.
Os dados analisados apresentam convergências nas categorias de análise propostas, permitindo afirmar a existência de engajamento mútuo entre os membros da rede. Apoio das organizações, pois permitem que os membros do grupo possam se ausentar do trabalho para participar das reuniões, propiciando ambiente favorável para a prática dos conhecimentos compartilhados. A rede Intersel é informal, pois, a participação é espontânea, sem regras ou normas formais. Os fatores intervenientes de comunidades de práticas, que são, engajamento mútuo, apoio das organizações e informalidade foram identificados.
O aumento da compreensão sobre a interveniência dos fatores existentes em CoPs na transferência de conhecimentos foi atingido, através da convergência da teoria com o campo, sendo assim foi possível elaborar um inventário dos fatores intervenientes na transferência de conhecimentos em CoPs, como segue: (a) Apoio das organizações exerce interveniência positiva na transferência de conhecimentos em CoPs; (b) A informalidade exerce interveniência positiva na transferência de conhecimento em CoPs e; (c) O engajamento mútuo exerce interveniência positiva na transferência de conhecimento em CoPs.
HARTUNG, Kaytson; OLIVEIRA, Mirian Oliveira. Comunidades de Prática: Criação e Compartilhamento do Conhecimento. REGE Revista de Gestão, v. 20, n. 3, p. 407-422, 2013. MENDES, Luciano; SOTO URBINA, Ligia Maria. Comunidades de práticas e suas contribuições para o desenvolvimento tecnológico da agricultura familiar. Organizações Rurais & Agroindustriais, v. 17, n. 1, 2015. WILBERT, Julieta Kaoru Watanabe et al. Características de VCoPs que influenciam processos de inovação: estudo de caso em uma empresa pública brasileira. 2015.