Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADE ABSORTIVA E O DESEMPENHO EM AQUISIÇÕES INTERNACIONAIS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capacidade Absortiva
Exploration
Visão Baseada no Conhecimento

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Internacional e Globalização

Autores

Nome
1 - Stephanie Tonn Goulart Moura
Universidade Regional de Blumenau - FURB - PPGAd
2 - Christian Daniel Falaster
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - PPGAd
3 - Sílvio Luís de Vasconcellos
Universidade Regional de Blumenau - FURB - PPGAd

Reumo

A capacidade absortiva da firma é capaz de potencializar a exploração do conhecimento da multinacional em ambiente estrangeiro, tornando a integração entre a empresa adquirida e adquirente mais fácil e assim melhorando o desempenho futuro
Apesar do tema ter merecido ampla repercussão na literatura sobre negócios internacionais nas últimas décadas, há poucos trabalhos analisando o papel da capacidade absortiva nas aquisições internacionais com foco em exploration. O objetivo desta pesquisa consiste em analisar quais os efeitos da capacidade absortiva sobre a relação entre exploration e o desempenho pós-aquisição internacional ao longo do tempo.
Neste estudo, posicionamos nossa perspectiva teórica na Visão Baseada em Conhecimento (Knowledge Based View, ou KBV). A KBV tem sido amplamente utilizada em Negócios Internacionais. Especialmente, estudos passados analisaram a criação de valor gerada pela aquisição internacional por meio do acesso aos recursos externos baseados no conhecimento.
Metodologicamente, utilizamos uma base de dados com 101 aquisições internacionais realizadas por empresas brasileiras de 1995 a 2015. Foram utilizadas regressões lineares múltiplas e testes de moderação para analisar os dados.
Os resultados obtidos provam que práticas de aquisição de conhecimento via exploration exercem efeitos negativos sobre o desempenho organizacional imediatamente após a aquisição e que a capacidade absortiva é capaz de inverter tais efeitos ao longo do tempo.
Sugere-se que em estudos futuros sejam propostas análises comparativas destes efeitos entre economias distintas.
Cohen, W. M., & Levinthal, D. A. (1990). Absorptive capacity: A new perspective on learning and innovation. Administrative Science Quarterly, 35(1), 128-152. Grant, R. M. (1996). Toward a knowledge‐based theory of the firm. Strategic Management Journal, 17(S2), 109-122. Kotabe, M., Jiang, C. X., & Murray, J. Y. (2011). Managerial ties, knowledge acquisition, realized absorptive capacity and new product market performance of emerging multinational companies: A case of China. Journal of World Business, 46(2), 166-176.