Resumo

Título do Artigo

IMPLANTAÇÃO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS FAMILIARES: um estudo de caso no grupo magnólia
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Governança corporativa
Empresa familiar
Gestão

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - FRANCIANE CASTRO COIMBRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - AMANDA FERREIRA ABOUD DE ANDRADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) - Decca

Reumo

Devido à grande importância e participação das empresas familiares na economia dos países, faz-se necessário investigar as peculiaridades da gestão destes negócios. As empresas familiares têm manifestado interesse em aderir modelos de gestão modernos e capazes de corresponder às suas expectativas de crescimento e desenvolvimento.
As empresas familiares precisam resistir às mudanças de mercado através de um modelo de gestão enxuto, capaz de suprir suas necessidades e evoluir junto à organização. O estudo evidencia os motivos que levaram a empresa familiar a implantar governança corporativa, explora as metodologias de implantação utilizadas e analisa os resultados que a organização obteve ao longo do processo.
Considerando a proposta do sistema de governança corporativa como um modelo de gestão empresarial eficiente e claro frente à realidade das empresas familiares, de que maneira o sistema de governança corporativa pode ser implantado a fim de que seja capaz de contribuir para o crescimento e desenvolvimento da empresa familiar?
Compreender o motivo pelo qual uma empresa familiar implanta governança corporativa e quais os resultados que obtém ao longo deste processo. Explorando as metodologias de implantação de governança corporativa; Compreendendo como os princípios e melhores práticas de governança podem impactar na gestão da empresa familiar; E analisando quais sejam os resultados da implantação de governança corporativa na empresa familiar estudada.
Os resultados mostraram que o sistema de governança corporativa é eficiente para estruturar a gestão da empresa familiar desde que respeite os valores da organização. A prática dos princípios de governança conduziu a empresa na obtenção de qualidade nas informações gerenciais, geração de valor, maior assertividade na tomada de decisão, fortalecimento da marca, gestão participativa e alinhamento de interesses entre todas as partes envolvidas.
As empresas familiares possuem características que as diferenciam das demais, dilemas, dificuldades enfrentadas e obstáculos que impedem esses negócios de se perpetuarem no mercado. Porém, possuem grande potencial de crescimento e desenvolvimento. O estudo demonstra que a governança corporativa contribui para a continuidade e perenidade da empresa familiar, auxiliando na estruturação de sua gestão, servindo como modelo para outras organizações.